Reconhecimento

Aeroporto de São Luís é certificado pela Anac

O documento comprova que o terminal está apto a receber operações mais exigentes, ou ainda, aumentar o número de operações com aeronaves de maior porte na localidade.

Imirante.com, com informações da Infraero

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís (MA).
Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís (MA). (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Aeroporto Internacional de São Luís/Marechal Hugo da Cunha Machado (MA) recebeu o Certificado Operacional de Aeroporto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O documento comprova que o terminal maranhense atende às melhores práticas de infraestrutura e de segurança internacionais, estando apto a receber operações mais exigentes, ou ainda, aumentar o número de operações com aeronaves de maior porte na localidade. A Portaria nº 1614/SIA foi publicada nesta segunda-feira (3) no Diário Oficial da União (DOU).

Leia também:

Fluxo de passageiros cresce no aeroporto de São Luís

Antes da emissão do atestado, o aeroporto possuía restrições operacionais para o aumento de frequências com aeronaves de maior porte da categoria 4C, como os Airbus A319, A320 e A321 e o Boeing 737-800, conforme a Portaria Nº 3651/SIA, emitida em 12 de dezembro de 2016.

De acordo com a superintendente do aeroporto, Tayse Brandão, a certificação operacional é resultado do trabalho e dedicação de todos os funcionários do terminal. “A certificação vem confirmar o compromisso da Infraero com a segurança e o serviço de excelência destinado aos seus passageiros e usuários”, destacou. “Vamos dialogar com as companhias aéreas e com o poder público local para a prospecção de novos voos para aumentar a conectividade de São Luís por meio do transporte aéreo. A nossa estimativa é encerrar o ano com um crescimento operacional 5% superior em relação a 2018”, afirmou.

O Certificado Operacional de Aeroporto é uma exigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 139 da Anac. As avaliações são orientadas pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), que determina os critérios operacionais a serem atendidos por terminais no mundo inteiro.

Movimento operacional

O Aeroporto Internacional de São Luís/Marechal Hugo da Cunha Machado (MA) registrou, no mês de abril, o maior movimento dos últimos dois anos. Com mais de 127 mil pessoas transportadas, aproximadamente 4.256 viajantes/dia, o volume é 15,3% maior que o aferido no mesmo período do ano passado; e 12% superior ao contabilizado em 2017, quando foram registradas 113 mil operações.

No acumulado do ano, de janeiro a abril, foram mais de 532 mil embarques e desembarques realizados, alta de 5,6% em relação a 2018, e de 3,3% no comparativo com 2017.

Operam regularmente no terminal três companhias aéreas: Latam, Gol e Azul, com 24 voos diários, cujos principais destinos são Recife (PE), Imperatriz (MA), Guarulhos (SP), Belém (PA), Brasília (DF), Confins/Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.