São Luís

Mundo Senai abre as portas da indústria para mais de mil alunos em São Luís

Sendo realizado desde 2008 no Maranhão, o Mundo SENAI é um projeto que ocorre simultaneamente em todo o país.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
Foto: Lucas Vieira/Imirante.com
Foto: Lucas Vieira/Imirante.com

Decidir o futuro profissional sempre vai ser uma das decisões mais importantes na vida de qualquer pessoa. Por isso, mais de mil estudantes participaram, na tarde desta sexta-feira (9), da programação do Mundo SENAI para conhecer mais de perto o mercado industrial e, quem sabe, decidir o próprio futuro com menos dúvidas.

Com participação de professores e alunos veteranos para receber caravanas de dezenas de escolas de São Luís, o evento foi realizado no centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI no Distrito Industrial no bairro Tibiri. A programação foi de 8h às 17h.

Sendo realizado desde 2008, o Mundo SENAI contou com programação recheada de palestras, oficinas, minicursos, visitas guiadas, entre outras atividades.

E quem já esteve no lugar dos estudantes que hoje apenas visitam o SENAI, confirma a importância dessa troca de experiências. “É importante porque ajuda a dar uma direção para as pessoas. Eu mesma, quando estava no ensino médio, tinha muitas dúvidas. Eu tinha muita curiosidade sobre tudo, mas não tinha certeza de nada. Então é muito massa para dar aquela direção, tirar as dúvidas e ajudar nessa decisão”, diz Késsia Naélia, estudante de Segurança no Trabalho.

“Momentos como esse ajudam muito para nortear a pessoa, para ela decidir o que ela vai ser a longo prazo. O pessoal chega cheio de curiosidades, o SENAI tem muitos cursos, muitas áreas, e isso amplia os horizontes desses alunos”, Elayne Cristine, também estudante de Segurança no Trabalho.

Foto: Lucas Vieira/Imirante.com
Foto: Lucas Vieira/Imirante.com

Para Marco Moura, diretor regional do SENAI, o evento é uma única para o estudantes."O Mundo SENAI acontece no Brasil inteiro e no Maranhão a gente está abrindo as portas de seis unidades operacionais para receber os alunos do ensino médio que recebem orientação de carreira. É muito importante eles saberem dessas oportunidades de carreira que eles têm dentro do SENAI e, principalmente, na educação profissional do ensino técnico", explica.

Simultâneo em todo o Brasil

Em todo o Brasil, será possível possível ainda conhecer a infraestrutura das escolas do SENAI para oferta de cursos técnicos e prestação de serviços tecnológicos às empresas, assim como os projetos desenvolvidos pela instituição. O SENAI é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos preparam trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Desde 1942, quando iniciou suas atividades, já formou mais de 73 milhões de trabalhadores.

A instituição possui hoje 541 unidades fixas e 452 móveis, das quais duas são os barcos-escola Samaúma na região Amazônica. A excelência de sua educação profissional pode ser comprovada pelos primeiros lugares obtidos por seus alunos em competições internacionais, como a WorldSkills. O SENAI também possui a maior infraestrutura de apoio à capacidade inovativa da indústria por meio da sua rede de 26 Institutos de Inovação e 58 Institutos de Tecnologia, localizados em todas as regiões brasileiras.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.