Emprego temporário

Comércio de São Luís aponta expectativa para empregos de fim de ano

Segundo a Fecomércio, 66,3% das empresas apresentaram expectativas positivas em relação à contratação de funcionários durante os próximos meses.

Divulgação/Fecomércio-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
Deverão ser criadas, considerando as admissões e demissões realizadas de setembro a novembro, aproximadamente 900 novos empregos no comércio ludovicense  e 1.850 no varejo do Maranhão.
Deverão ser criadas, considerando as admissões e demissões realizadas de setembro a novembro, aproximadamente 900 novos empregos no comércio ludovicense e 1.850 no varejo do Maranhão. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - De acordo com o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), levantamento realizado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), 66,3% das empresas do comércio em São Luís apresentaram em setembro expectativas positivas em relação à contratação de novos funcionários durante os próximos meses.

Por outro lado, 33,7% dos empresários do comércio apontaram para a possibilidade de manutenção ou redução dos atuais quadros de colaboradores. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice de contratação apresenta um avanço de 3,6% na predisposição do comércio em realizar contratações.

Essa tendência de crescimento do nível de contratações alinha-se com a perspectiva de aceleração do volume de vendas do comércio varejista maranhense que, de acordo com o levantamento da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), apresenta avanço positivo de 6,0% no acumulado de janeiro até julho deste ano, e de 6,4% no acumulado dos últimos 12 meses até julho.

A tendência de fortalecimento do volume de vendas do comércio maranhense segue bem acima da média nacional, que registrou crescimento de apenas 2,3% de janeiro a julho e de 3,2% nos últimos doze meses até julho.

Com isso, a Fecomércio-MA prevê que o saldo de criação de vagas de empregos no comércio no período de setembro a novembro, momento em que concentra a maior parte das contratações para o fim de ano, deverá superar os números registrados em 2017, quando o comércio varejista somou saldo de 819 novos postos com carteira assinada e o Maranhão acumulou saldo de 1.705 novas vagas.

Assim, deverão ser criadas, considerando as admissões e demissões realizadas de setembro a novembro, aproximadamente 900 novos empregos no comércio ludovicense e 1.850 no varejo do Maranhão.

A criação de empregos no comércio varejista deverá estar direcionada, principalmente, para as vagas de vendedor, almoxarife, armazenista, fiscal de loja, atendente, carregador e operador de caixa. Já os segmentos que mais devem empregar nesse período deverão ser o de gêneros alimentícios (supermercados), vestuário e calçados.

O salário base de admissão no comércio de São Luís é de R$ 1.094, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho vigente. Para o cargo de operador de caixa, os contratados têm direito, ainda, a uma gratificação de 17% sobre o salário.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.