Mercado de trabalho

Como desenvolver autodisciplina na vida pessoal e no trabalho?

Esteja atento, pois esse é um fator essencial no alcance dos objetivos.

Manoel França, especial para o Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
(Foto: Divulgação)

Alguma vez você quis fazer algo, mas desanimou? Já teve que fazer um trabalho, mas acabou se ocupando com outra coisa e atrasou a entrega? Tem um sonho que ficou para o futuro? Muitas vezes sabemos que precisamos fazer algo, mas vamos deixando para depois, nos ocupando com outras atividades. Isso acontece, e pode nos atrapalhar bastante.

E o que está faltando? Autodisciplina. Quando temos cobranças externas, muitas vezes fica mais fácil realizar tarefas, importantes ou não, pois outras pessoas acabam contribuindo para que tenhamos foco. A falta de disciplina acontece, em especial, quando estamos no controle das ações, e dos resultados, pois consideramos que podemos fazer depois, sem maiores problemas. Quantas vezes você deixou de fazer algo pensando: “Na próxima semana eu faço”, ou “Em janeiro eu começo”? Vemos, claramente, a falta de foco no objetivo, foco no resultado. Mas o que fazer para mudar isso?

Para e pense um pouco sobre seus objetivos, sobre seus sonhos. Eles são importantes para você? Eles são fortes motivos para fazer você agir? A motivação está ligada a “motivos” que fazem você entrar em “ação”. A autodisciplina é gerada quando você coloca o foco no seu objetivo. E esse objetivo tem que ser seu motivo para entrar em ação. Um exemplo: você precisa de autodisciplina para realizar todas as etapas de uma venda para alcançar uma meta financeira e possa fazer uma viagem com sua família. Nesse caso, qual é o seu motivo? A viagem com sua família. Assim, colocando o foco no objetivo, visualizando a importância da viagem, você terá mais autodisciplina para superar todos os desafios na realização da venda. Então, lembre-se que autodisciplina é foco no objetivo!

Manoel França é sócio fundador e Diretor de Talentos do Grupo Ultra Business. Administrador, MBA Executivo em Consultoria e Planejamento Empresarial, consultor empresarial, mentor e palestrante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.