Estudante maranhense conquista 1º lugar em concurso Internacional de Cartas/Etapa Regional
O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça.
SÃO LUÍS - A estudante maranhense Maria Luiza Abdalla, aluna do 8º ano foi a grande vencedora que conquistou o 1º lugar da etapa regional do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça.
Em tempos de redes sociais com uso da língua portuguesa cada vez mais abreviada ou até de forma errada mesmo, e a banalização da linguagem escrita, iniciativas como essa fomentam a redação de um gênero quase em extinção entre os jovens, as cartas.
Tendo como tema “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?”, a aluna Maria Luiza Abdalla sentiu-se bastante inspirada a participar, confessou que colocou todo o seu sentimento e criatividade durante o processo de criação da carta. O resultado surpreendeu a aluna e a professora, que vão ganhar, individualmente, prêmios em dinheiro pela conquista dessa etapa do concurso.
O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de melhorar a alfabetização através da arte epistolar. Incentiva a expressão da criatividade e a melhora dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Participam estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais. No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: Escolar, Estadual e Nacional. A quarta etapa, fase Internacional - fica a cargo da UPU. A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional. Vale destacar que, o Brasil é o segundo país melhor colocado em âmbito internacional, atrás, apenas da China.
Saiba Mais
- Maranhense aprovada em cinco universidades dos EUA fala sobre rotina e desafios no exterior
- Estudante maranhense é premiado pelo ITA e considerado 'prodígio' em competição internacional
- Aprovada em cinco universidades dos EUA, maranhense de 17 anos faz campanha para arrecadar fundos e custear estudos no exterior
- Pela 2ª vez, estudante maranhense representará o Estado no Programa Jovens Embaixadores, nos EUA
- Estudante representa o MA em evento internacional
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.