Especial mobilidade

Especialista classifica implementação de faixas de ônibus como "totalmente equivocada"

Pesquisador da Engenharia de Tráfego elogia iniciativa, mas aponta falhas no projeto que deveria dar agilidade aos coletivos.

Neto Cordeiro / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
Avenida Colares Moreira, no Renascença. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com
Avenida Colares Moreira, no Renascença. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com

SÃO LUÍS - Dar facilidade ao tráfego do transporte público coletivo é o principal objetivo da implementação das faixas exclusivas de ônibus. Em São Luís, quatro pontos - no São Francisco, Renascença e Centro -, foram criados recentemente. Mas, em meio a tantos problemas na mobilidade urbana da capital, o Imirante.com conversou com um especialista para analisar nossa realidade.

Para Areolino Neto, especialista em Engenharia de Tráfego e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a iniciativa é positiva, porém a forma como foi implementada é "totalmente equivocada". "Muitos motoristas não têm conhecimento do que é uma faixa exclusiva para ônibus, não passaram por uma educação no trânsito. Seria necessário haver uma divulgação para a população com muita antecedência", explica.

Leia também:

SMTT reconhece erros e informa que algumas multas serão canceladas em São Luís

Ele vê o transporte coletivo como a solução para o trânsito. Imagine, no dia a dia, poder deixar seu carro em casa e pegar um ônibus. Para isso, segundo ele, não basta apenas uma faixa que torne o transporte coletivo mais rápido, mas também, diversos outros fatores que tornem o ônibus mais atrativo. "Precisamos ter um transporte com segurança, conforto, com consulta de horários pelo celular, carros que inclinem para entrada e saída de idosos, por exemplo" aponta.

Avenida Colares Moreira, no Renascença. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com
Avenida Colares Moreira, no Renascença. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com

A malha viária de São Luís, ainda segundo o professor, precisa de mais sinalização. Além disso, deveria haver ações para que quem esteja em outro veículo não tenha tantas desvantagens com a implementação do corredor exclusivo de ônibus. "Às vezes, você precisa chegar mais cedo ao trabalho ou ir ao hospital. Mas é claro que as políticas públicas devem ser pensadas para a maioria que anda de ônibus", frisa.

São Luís amarga um sistema de transporte público precário. Um corredor exclusivo até é válido naquelas horas em que o usuário está espremido num ônibus superlotado, no entanto, a qualidade do transporte público implica muito mais investimento e ações planejadas para que esse vai e vem diário seja seguro e confortável para todos.

Vias com faixas exclusivas de ônibus:
Avenida Marechal Castelo Branco, no São Francisco
Avenida Colares Moreira, no Renascença
Rua das Cajazeiras, no Centro
Rua Rio Branco, no Centro

Fique atento
Qualquer tipo de veículo pode trafegar pela faixa das 13h59 de sábados até às 5h da manhã das segundas-feiras. A regra vale também para os feriados. A partir das 5 horas, a faixa volta a ser exclusiva sendo permitido o tráfego apenas de ônibus, táxi, ambulâncias, viaturas da Polícia e da SMTT. Os demais veículos podem apenas convergir à direita nos pontos sinalizados.

Saindo dos horários determinados, os demais veículos podem transitar pela faixa exclusiva temporariamente, para se deslocar a propriedades às margens das vias ou fazer conversão à direita. Nesse caso, o trecho foi sinalizado com pontilhados brancos, apontando que o condutor pode cruzar a faixa. Quem desrespeitar o funcionamento das faixas azuis comete infração gravíssima, punida multa de R$ 293,47, podendo ainda o motorista ter o seu veículo removido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.