Discurso

Dia do Trabalho: Lula deve falar sobre salário mínimo e regulação de aplicativos

Lula pretende falar de forma genérica e sem detalhes, sobre a intenção do governo de regular plataformas de transporte de passageiros e de entregas.

Ipolítica, com informações do Globo

Lula participará de ato em São Paulo em alusão ao Dia do Trabalho
Lula participará de ato em São Paulo em alusão ao Dia do Trabalho (Antonio Cruz / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve apresentar um balanço das ações do seu governo direcionadas aos assalariados e aos trabalhadores informais durante as comemorações de 1º de maio, quando é celebrado o Dia do Trabalho.

Lula falará ao público que será realizado em São Paulo. Já o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, fará pronunciamento em rede nacional nesta terça-feira, às 20h30, na véspera do feriado.

O petista também vai mencionar a intenção do governo de regular plataformas de transporte de passageiros e de entregas, mas de forma genérica e sem detalhes. O tema é sensível e enfrenta e resistências para avançar no Congresso Nacional.

Leia também: Novo DPVAT volta à pauta da CCJ nesta terça-feira

O governo vai reforçar, nos dois pronunciamentos, que o Brasil voltou a ser uma das 10 maiores economias do mundo, além de citar a abertura de novos mercados pelo Ministério da Agricultura. A inflação controlada também será um dos pontos a ser exaltado.

Tanto Lula quanto Marinho devem voltar à citar a promessa de campanha de isentar do pagamento do Imposto de Renda os brasileiros que ganham até R$ 5 mil até 2026. No ano passado, Lula anunciou em rede nacional de TV e rádio que a faixa de isenção do IR aumentará gradativamente até esse valor.

A expectativa é de que, ao se dirigir às centrais sindicais, Lula faça um referência às entidades, lembrando do tempo em que ele próprio era sindicalista. Outro ponto discutido é apontar os avanços do governo, sem fazer comparação com a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sequer citá-lo em discurso. Na segunda-feira, Marinho e Lula alinharam esses e outros detalhes da estratégia em reunião no Palácio do Planalto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.