Consumidor

Comprar meia-entrada sem a presença do beneficiário pode?

Uma das dúvidas mais recorrentes é a compra de ingressos por terceiros.

Imirante.com, com informações do Procon-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Compra de meia-entrada, para menores de 18 anos, é permitida por representantes legais.
Compra de meia-entrada, para menores de 18 anos, é permitida por representantes legais. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Mesmo após alguns anos de decreto da Lei da Meia-Entrada, o assunto ainda causa muitas dúvidas. Uma das mais recorrentes é a compra de ingressos por terceiros, quando o beneficiário não pode estar presente no momento da compra do ingresso com desconto. Assim, o Procon-MA orienta que a compra do ingresso de meia-entrada, para menores de 18 anos, é permitida por seus representantes legais, desde que apresentem documento que comprove a relação ou grau de parentesco.

De acordo com o Artigo 1690, do Código Civil – Lei 10406/02, “Compete aos pais, e na falta de um deles ao outro, com exclusividade, representar os filhos menores de dezesseis anos, bem como assisti-los até completarem a maioridade ou serem emancipados”.

Caso o beneficiário não possa comparecer ao local da venda dos ingressos, outra pessoa pode realizar a compra, desde que tenha em mãos procuração registrada em cartório e documento oficial com foto.

Se, mesmo com a documentação correta, o estabelecimento se recusar a realizar a venda com desconto referente ao benefício, deve-se formalizar a reclamação no site do Procon, no aplicativo ou em uma das 34 unidades do órgão, com RG, CPF e comprovante de residência em mãos, podendo juntar outros documentos que comprovem a negativa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.