Na Lagoa da Jansen

Cavalo é abandonado com ferimentos graves na região da Lagoa da Jansen

O animal está recebendo auxílio de moradores da região.

André Serra / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
O animal, que foi vítima de maus-tratos, sequer consegue se levantar e agoniza devido ao incômodo dos machucados
O animal, que foi vítima de maus-tratos, sequer consegue se levantar e agoniza devido ao incômodo dos machucados (André Serra / Imirante.com)

SÃO LUÍS - Um cavalo com diversos ferimentos espalhados pelo corpo foi abandonado na região da Lagoa da Jansen, em São Luís, na manhã desta segunda-feira (10). O animal, que foi vítima de maus-tratos, sequer consegue se levantar e agoniza devido ao incômodo das dores provenientes dos machucados. Várias pessoas que passam pelo local se comovem com a situação e tentam ajudar levando água, alimento e remédios com o intuito de aliviar o sofrimento do animal.

Segundo o morador do bairro Claudson Soares, é revoltante ver o animal à deriva e se tornando invisível aos olhos do poder público. "Esse bicho provavelmente passou boa parte de sua vida servindo um ser humano que terminou por abandoná-lo. É preciso tomar alguma providência urgente para salvar a vida desse animal, comentou Claudson.

Ninguém soube identificar quem abandonou o cavalo na Lagoa da Jansen, mas o vigilante de carros Hudson Barbosa relatou que o animal foi deixado no local antes do nascer do sol desta segunda-feira (10). "Costumo vigiar automóveis nesse local, cheguei mais cedo que o normal hoje e me deparei com o animal nessas condições. Fiquei impactado quando cheguei mais perto e analisei os ferimentos", explicou o guardador de automóveis.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) afirmou que o animal já foi recolhido e medicado.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) informa que encaminhou uma equipe da Blitz Urbana que recolheu o animal, e que o mesmo passou por uma avaliação realizada por um médico veterinário. A Semurh comunica ainda que o animal foi medicado, e que se encontra sedado.

Triste realidade

Animais abandonados são realidade em grande parte da capital maranhense. A situação é preocupante, pois além de cães e gatos, já é possível encontrar animais maiores sendo negligenciados por seus donos. Não há um número exato de quantos são, mas sabe-se que são muitos. Tendo que sobreviver ao frio, aos dias de chuva e perambulando em busca de um abrigo, os bichos lutam para viver dia após dia.

Leia também:

Animais sofrem abandono e maus-tratos em São Luís

Faltam leis sérias contra maus-tratos a animais e ações do poder público

Movimento de Proteção Animal é lançado em São Luís

De acordo com o Artigo 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), abandonar animais é crime. O Artigo 164 do Código Penal prevê o crime de abandono de animais para aqueles que deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo. A pena prevista pelo Artigo 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. A pena é aumentada de 1/3 a 1/6 caso haja morte do animal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.