Mercosul

Estudante maranhense concorre a Parlamento Jovem do Mercosul

Projeto do estudante busca unir histórias, pensamentos e opiniões.

Imirante.com, com informações do IFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Joanderson de Sousa Vieira, de 17 anos.
Joanderson de Sousa Vieira, de 17 anos. (Divulgação)

MARANHÃO - O aluno do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Monte Castelo, Joanderson de Sousa Vieira, de 17 anos, do segundo ano do curso técnico em Edificações, teve seu projeto de protagonismo juvenil pré-selecionado para disputar uma vaga ao Parlamento Jovem do Mercosul (PJM) este ano.

Joanderson Vieira inscreveu o projeto Inclusão Educativa: Projeto Identidade, que busca unir histórias, pensamentos e opiniões por meio das diversas áreas do conhecimento, além de estimular o convívio entre estudantes de diferentes concepções, classes sociais, raças e ainda os que possuem deficiência.

Quero contribuir com o desenvolvimento educacional do país, propor ideias e projetos, além de fazer ouvir a voz dos estudantes maranhenses
Joanderson Vieira
O próximo passo agora é a eleição on-line, que ocorrerá no período de 30 de outubro a 5 de novembro de 2016, por meio de um cadastro no portal do PJM. Durante o processo eleitoral, os candidatos poderão promover suas candidaturas por meio de vídeos e postagens em suas redes sociais, utilizando a hashtag #EleiçãoPJMBrasil2016.

PJM

O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) promove o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

O jovem eleito para representar sua Unidade da Federação e o Brasil no PJM tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.

Além disso, o Parlamento Juvenil do Mercosul oferece aos jovens uma oportunidade única de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo que fortalece o processo de integração, garantindo à nova geração a possibilidade de ser ouvida e de exercer ativamente a cidadania.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.