Operação Tânato

Operação da Polícia Federal cumpre 28 mandados no Maranhão

Operação é realizada em cinco cidades do Estado, como São Luís.

Imirante.com, com informações da Polícia Federal do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
 Operação Tânato, deflagrada nesta sexta-feira (26), em São Luís.
Operação Tânato, deflagrada nesta sexta-feira (26), em São Luís.

BRASÍLIA - A Força-Tarefa Previdenciária, integrada pelo Departamento de Polícia Federal, Ministério do Trabalho e Previdência Social e Ministério Público Federal, com a finalidade de reprimir crimes previdenciários, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (26), em cinco cidades maranhenses, a Operação Tânato.

As investigações, iniciadas em 2013, levaram à identificação de um esquema criminoso no qual eram adquiridos cartões magnéticos, utilizados para saques de benefícios do INSS, após o falecimento dos segurados (saques post mortem). No decorrer das investigações, também foi comprovada a falsificação de documentos públicos para fins de requerimento de benefícios previdenciários e assistenciais. A organização criminosa atuava desde 2009, tendo sido comprovada a participação de um servidor do INSS.

A Polícia Federal cumpriu 28 mandados judiciais, sendo 16 de busca e apreensão e 12 de condução coercitiva, além do arresto de bens e de veículos dos envolvidos. Operação foi realizada nos municípios de São Luis, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, São Bento e Palmeirândia.

 Operação Tânato.
Operação Tânato.

O prejuízo, inicialmente identificado, aproxima-se de R$ 4.300.000. O valor do prejuízo evitado com a consequente suspensão desses benefícios, levando-se em consideração a expectativa de vida média da população brasileira, aproxima-se de R$ 6.500.000.

Com relação ao servidor da autarquia previdenciária, foi determinada a suspensão do exercício das funções e de qualquer outro cargo que porventura exerça no âmbito da Previdência Social.

 Operação Tânato.
Operação Tânato.

A operação contou com a participação de 60 Policiais Federais e de dois servidores da Previdência Social.

Tânato

O nome em alusão ao esquema criminoso cujo principal modus operandi seria o recebimento de benefícios após o falecimento dos segurados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.