Polícia

Bandidos cometem crimes com fardas roubadas de equipes da Cemar, em São Luís

Segundo a Cemar, bandidos têm se aproveitado para confundir os clientes.

Imirante com informações da Assessoria Cemar

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Foto: Reprodução/WhatsApp)

SÃO LUÍS – A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), por meio do Departamento de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), já iniciou as investigações para tentar identificar e prender os criminosos que usaram fardas da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) para roubar um condomínio no bairro do Olho d’Água, na noite dessa quarta-feira (2).

Em nota, a Cemar informou que duas equipes foram abordadas por criminosos em São Luís, sendo uma na terça-feira (1°) e outra na quarta-feira (2), e tiveram fardas, crachás, veículo e equipamentos roubados.

Ainda em nota, a Cemar informou que o delegado Paulo Roberto, titular do DDSD, disse que empresa disponibilizou as informações e imagens para as investigações. “A polícia já iniciou as investigações a partir dos boletins das ocorrências registradas pelas vítimas. Os depoimentos colhidos e as imagens das câmeras de monitoramento irão ajudar na localização e prisão desses elementos. É importante que a população mantenha a tranquilidade e que continue confiando nas prestadoras de serviço público. É necessário apenas que solicite a identificação com foto e nome, que já é obrigatório”, comentou o delegado.

De acordo com a Cemar, bandidos têm se aproveitado para confundir os clientes e cometer assaltos com fardas parecidas e, também, de outras prestadoras de serviço, como água, telefone, TV a cabo, agentes de Saúde ou até mesmo de vigilantes.

A Companhia informa como identificar as equipes

É fundamental atentar para alguns detalhes, como o padrão dos uniformes (calça, botas, camisa), uso de crachá (com o nome do profissional impresso), e a marca da empresa na qual ele presta serviço. A marca da Cemar é obrigatória em todo o uniforme.

Os profissionais de campo utilizam veículos devidamente emplacados, também padronizados com a marca da empresa fornecedora/ prestadoras de serviços e a da Cemar, além da marca e do número da Central de Atendimento 116 adesivado no carro.

As equipes de atendimento de plantão 24 horas da Cemar são compostas somente por dois eletricistas. Em caso de suspeita de equipe de atendimento que não seja, de fato, da Cemar, ligue para a polícia no 190.

Em caso de falta de energia, as equipes de plantão da Cemar realizam suas atividades somente até o medidor de energia. Se o medidor da sua casa fica na parte externa, não aceite o argumento de pessoas suspeitas que insistam para entrar na sua casa sem ordem de serviço ou sem identificar o titular da conta de energia. Em algumas situações, porém, é necessário que a equipe entre na residência, especialmente quando o medidor está na parte interna do imóvel. Mas fique alerta, pois o cliente sempre será identificado pelo nome. Caso o medidor ainda esteja dentro de casa, providencie adequar o padrão para a parte externa da casa.

A maioria dos serviços realizados pela Companhia ocorre durante o dia. À noite, são realizados apenas serviços emergenciais de plantão, como religação de energia, solicitados por meio da Central 116, por exemplo.

Atente, também, para o modelo e placa do veículo e, em caso de atitudes suspeitas, é importante entrar em contato com a polícia no telefone 190.

A Cemar ainda orienta para que as prováveis vítimas desse tipo de crime levem ao conhecimento das autoridades policiais da sua cidade por meio do telefone 190, e a Cemar irá acompanhar o resultado das investigações como forma de garantir um atendimento de qualidade e segurança para seus clientes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.