Festejo

Novena do festejo de Nossa Senhora da Conceição começa neste domingo (29)

O Festejo é considerado o maior evento religioso mariano do Maranhão. O tema será “Maria, mãe da misericórdia”.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Neste domingo (29), terá início o ponto alto do Festejo da Conceição, considerado o maior evento religioso mariano do Maranhão. Até o dia 7 de dezembro, será realizada a Novena da Conceição, com quatro missas diárias (cinco aos domingos), ladainhas e reza do terço, que culminará no dia 8 de dezembro, quando acontece o encerramento do festejo, com missa solene na Praça Maria Aragão.

O tema do evento religioso promovido pelo Santuário Nossa Senhora da Conceição, do Monte Castelo, é “Maria, mãe da misericórdia”. “A novena é um momento propício para vivenciar a espiritualidade mariana com mais intensidade. Neste ano, vamos fazer isso sob a ótica da misericórdia, em consonância com a Igreja Universal, que viverá a partir de 8 de dezembro o Ano da Misericórdia”, destacou o padre Arnaldo Meneses, scj, reitor do Santuário.

Cada dia da novena será dedicado à reflexão de uma temática específica: Dia da Família (29/11); Dia da Vida (30/11); Dia da Igreja (1/12); Dia das Lideranças (2/12); Dia da Paz (3/12); Dia do Sagrado Coração de Jesus (4/12); Dia das Crianças (5/12); Dia da Juventude (6/12); e Dia das Vocações (7/12). Padres de diversas paróquias do Maranhão e de outros estados do país são convidados a celebrar as missas. A reza do terço, seguida de ladainha e missa, começa sempre às 5h45, 11h, 16h e 19h. As duas últimas missas do dia costumam grande número de pessoas, por isso são realizadas. Aos domingos, a primeira celebração inicia às 6h e é realizada mais uma às 8h.

Na organização das celebrações, é marcante o envolvimento da comunidade. Crianças, jovens, adultos e idosos, das pastorais, movimentos e comunidades, passam meses ensaiando coreografias e preparando a liturgia das missas. “É muita correria, reuniões, mas tudo é gratificante quando trabalhamos para Maria e para Deus, por isso não nos cansamos. Pelo contrário, nos fortalecemos ainda mais”, disse a devota Elysangela Mendes.

Tradição e devoção

Os registros históricos dão conta de que as festividades para Nossa Senhora da Conceição, em São Luís, iniciaram em 1804, quando foi erguido um altar na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Rua do Egito, para uma imagem vinda de Portugal. Nesses 211 anos, a devoção tem sido transmitida entre gerações. “Foi uma tradição de família. Minha avó sempre foi atuante na igreja. Ela passou essa tradição de ir para o Festejo da Conceição, à romaria, na caminhada, ficar trabalhando lá seja da forma que for. Eu e meu irmão crescemos e nos engajamos na igreja. A gente continuou trabalhando e acho uma parte importante na minha vida, porque é o que me faz feliz”, garante o jovem Salomão Cruz.

Para a fonoaudióloga Danielle Duailibe, que também cresceu ao lado do Santuário, no Monte Castelo, e atualmente participa da coordenação do Festejo, o trabalho na igreja é inspirado nos ensinamentos de Jesus Cristo. “Para mim, é uma satisfação mais do que pessoa; é poder me assemelhar às atitudes de Cristo em servir e prestar grande e merecida homenagem à primeira mulher que nos deu exemplo de fidelidade e amor”, afirmou.

Dia da Conceição

No dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro), que é feriado municipal em São Luís, as atividades começam bem cedo, com uma alvorada às 5h da manhã. Devotos de todos os bairros da Ilha de São Luís soltam fogos em louvor à santa.

Ao longo de todo o dia, serão celebradas sete missas, além de batizados e reza do terço. O grande encerramento acontecerá com missa solene na Praça Maria Aragão, às 17h30, seguida de procissão até o Monte Castelo. Em 2014, cerca de 150 mil pessoas participaram da missa solene do Festejo da Conceição, que acontece na capital maranhense há mais de 200 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.