SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – Nesta quarta-feira (15), a internauta Carla Andrade registrou uma situação constrangedora na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Parque Vitória, em São José de Ribamar. Segundo a estudante, enquanto ela estava esperando atendimento viu várias mulheres e pessoas com deficiência usando o banheiro masculino, isso porque os outros banheiros estavam fechados. Segundo Carla Andrade, os próprios funcionários da UPA orientavam as pessoas a usarem apenas o banheiro masculino.
Veja, nesse vídeo, as mulheres usando o banheiro masculino.
O caso mais grave foi de uma idosa que entrou acompanhando um cadeirante no banheiro dos homens. Como o local não era apropriado para pessoas com deficiência, houve dificuldade na hora de retirar o paciente. Além disso, a acompanhante demonstrou constrangimento ao entrar em um ambiente exclusivo para pessoas do sexo masculino.
Veja a situação:
O Imirante.com entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a qual afirmou, por meio de nota, que o banheiro feminino e o adaptado às pessoas com deficiência foram fechados, nesta quinta-feira (15), por problemas com a empresa de manutenção, que só pôde ir ao hospital no período da tarde. Ainda segundo a SES, após os banheiros passarem por limpeza da fossa e higienização, foram reabertos.
Veja a nota na íntegra
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o banheiro feminino e o adaptado aos portadores de necessidades especiais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória foram fechados hoje, excepcionalmente, porque a empresa que faz a manutenção da fossa foi apenas no período da tarde, sendo que o horário estipulado é pela manhã.
A SES já notificou a empresa que se comprometeu a cumprir os horários. Os banheiros, após a limpeza da fossa, passaram por higienização e já foram reabertos. A fossa da UPA do Parque Vitória precisa ser limpa todos os dias porque foi construída, ainda na gestão anterior, em local inadequado.
A secretaria já trabalha no desenvolvimento de um projeto para resolver de vez a situação.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.