Vagas de emprego

Sine: cadastro e vagas estão disponíveis na internet

Agora, as vagas de emprego só podem ser vistas no <i>site</i> do Trabalho.

Liliane Cutrim/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Foto: Liliane Cutrim/Imirante.com)

SÃO LUÍS – O número de desempregados cresceu no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego iniciou 2015 em alta de 5,3%, contra 4,3% de dezembro do ano passado. Com isso, a busca por uma vaga no mercado de trabalho só aumenta, causando descontentamento para quem tem que enfrentar grandes filas e respostas negativas nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Em São Luís, a agência do Sine-MA, que fica na rua da Paz, no Centro da cidade, vive superlotada. E são grandes as dificuldades enfrentadas pelos desempregados. A principal reclamação é que o Sistema oferece vagas no site, mas, quando o trabalhador chega à agência para se candidatar , recebe a informação de que não tem mais vaga.

“Eu vim à procura de uma vaga para operadora de caixa ou vendedora, infelizmente não achei. Mas, já deixei meu cadastro lá para ver se sou chamada. Pois preciso muito de um emprego, tenho duas filhas e não tenho marido”, lamenta Rosália Costa.

Outro problema é a falta da lista de vagas no quadro de avisos da agência do Sine em São Luís. Um funcionário do local explicou à equipe do Imirante.com que, desde o ano passado, as vagas disponíveis podem ser vistas apenas pelo site da Secretaria do Trabalho do Maranhão.

“Antes, quando a lista ficava disponível no nosso mural aqui na agência, tinha muita confusão, pois as pessoas viam a vaga lá e quando chegava no guichê não tinha mais. O que acontece, é que muita gente não entende que outros que já foram atendidos antes dele podem ter ocupado a vaga. Por isso, o próprio Ministério do Trabalho determinou que a lista com as vagas de emprego sejam disponibilizadas apenas no site do Trabalho”, explica.

Ainda segundo o funcionário do Sine-MA, o cidadão pode fazer, também, o cadastro na internet, na página do Ministério do Trabalho. Sendo que, o cadastro na internet só é válido após o cadastro presencial.

Pelo meio eletrônico, é possível verificar as vagas de emprego sem sair de casa, e ainda se candidatar para a vaga que aparecer no seu perfil, tendo somente que comparecer a um posto do Sine-MA mais próximo de sua residência para pegar a Carta de Encaminhamento.

Além das vagas de emprego, o cidadão encontra no site da Secretaria do Trabalho do Maranhão, vários serviços e informações sobre o mercado de trabalho e os direitos dos trabalhadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.