Dicas de Saúde

Atenção: bruxismo pode causar zumbido nos ouvidos

Em muitos casos, o individuo só descobre que tem o bruxismo porque outra pessoa o observou dormindo e percebeu o ranger dos dentes.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Foto: Reprodução)

Você sente dores de cabeça ao acordar? Fica com os músculos da mandíbula doloridos? Esses sintomas são peculiares do bruxismo, uma desordem funcional que é caracterizada pelo ato de ranger os dentes durante o sono.

O problema é que além de provocar o desgaste dentário, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM), o esforço de friccionar os dentes pode originar incômodos zumbidos no ouvido no decorrer do dia. “A dor têmporomandibular pode limitar o individuo durante a realização de pequenas tarefas no dia a dia em decorrência dos incômodos que repercutem por toda a cabeça, podendo afetar até mesmo nas costas”, descreva a fonoaudióloga e coach, Patricia Antoniazi.

Segundo a fonoaudióloga, as causas são multifatoriais para o acometimento do bruxismo. Porém, alguns fatores podem estar relacionados com o aparecimento desse distúrbio. “Fatores genéticos, estresse, tensão, alterações de mordida, problemas dentários, alterações musculares de fechamento inadequado da boca são alguns dos problemas que podem estar ligados com o acometimento de bruxismo tanto em homens como mulheres”, explica.

Reações provocadas pelo bruxismo

- Dificuldades no sono;

- Dificuldade para conseguir manter a concentração nos estudos, trabalho ou demais atividades diárias;

- Desgaste dos dentes

- Dores de cabeça, no pescoço, no ouvido e nas costas;

- Desequilíbrio da musculatura mastigatória.

- Alterações de fala e voz.

Diagnóstico e Tratamento

Em muitos casos, o individuo só descobre que tem o bruxismo porque outra pessoa o observou dormindo e percebeu o ranger dos dentes. Nestes casos, o mais recomendado é buscar avaliação clínica e realizar um exame denominado polissonografia que ajuda a identificar o grau do distúrbio e determinar sobre o tratamento adequado. “O tratamento pode precisar de placas de silicone ou acrílico, que ajuda a proteger os dentes. Já no caso do zumbido, além da mudança de hábitos, o especialista pode recomendar o uso de medicamentos bem como o da fonoaudiologia para melhorar a audição”, conclui Antoniazi.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.