SÃO LUÍS - Uma das queixas mais comuns entre homens e mulheres é a dor nas costas. Estima-se que, pelo menos, 80% dos brasileiros sofra com alguma patologia que atinge a coluna vertebral. Mas, diferentemente do que muitos costumam acreditar, os incômodos na região lombar não abordam exclusivamente o público adulto. Torna-se cada vez mais frequente a presença de crianças nos consultórios médicos por causa de dores na região lombar.
Segundo o fisioterapeuta especialista em coluna vertebral, Dr. Helder Montenegro, o problema é recorrente nos pequenos por causa de maus hábitos posturais e também devido à sobrecarga de peso nas mochilas escolares.“O motivo mais comum de dor na região lombar em crianças é proveniente da tensão que, normalmente, pode ocorrer durante atividades que requerem força física, como durante um jogo ou brincadeira, mas em grande maioria dos casos é oriunda do carregamento inadequado da mochila nas costas com peso demasiado”, explica o Dr. Montenegro.
Ele descreve que o recomendado é que o peso do material escolar não ultrapasse 10% do peso da criança. Sendo assim, um menino ou menina que pese 30kg, por exemplo, não pode carregar uma bolsa com mais de 3kg de itens escolares. “Normalmente, a criança projeta o tronco para frente, com isso os músculos das costas passam a trabalhar em excesso para suportar o peso da bolsa e, dessa forma, essa sobrecarga provoca uma fadiga dos músculos lombares acarretando em dores na região”, afirma o fisioterapeuta.
Como evitar?
- Fique atenta a posição em que a criança costuma ficar sentada durante a realização das tarefas escolares ou na frente da televisão. A coluna deve estar sempre reta e apoiada no encosto;
- Para carregar o material escolar, opte por mochilas de rodinhas, pois o excesso de peso nos ombros pode prejudicar o desenvolvimento da criança;
- No caso de mochilas que sejam carregadas nos ombros, escolha as que sejam acolchoado, com fácil ajuste e com tamanho igual as costas do seu filho. Lembrando que as alças precisam estar ajustadas de modo que a parte inferior não fique a menos de quatro centímetros abaixo da cintura;
- Evite que seu filho carregue a bolsa em apenas um dos ombros;
- Incentive-o a praticar atividades físicas, pois elas fortalecem a região lombar;
- No caso de dores com frequência, busque orientação de um especialista para que este avalie a coluna e faça os exames necessários para identificar a origem do problema.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.