No período de Natal

Comércio varejista de São Luís amarga baixo crescimento das vendas no Natal

Diretor da CDL São Luís destaca fatores que contribuíram para baixo crescimento: inflação e taxa juros.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
CDL destaca fatores que contribuíram para baixo crescimento: inflação e taxa juros.
CDL destaca fatores que contribuíram para baixo crescimento: inflação e taxa juros. (Flora Dolores / O Estado)

SÃO LUÍS – Abaixo do esperado, mas positivo: assim considera o diretor-secretário da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de São Luís, José Terceiro Fontinele Filho, sobre o crescimento nas vendas no comércio varejista da capital maranhense, no período de Natal. Em entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, na manhã deste sábado (27), ele destacou os fatores que contribuíram para o baixo crescimento: a inflação em 6,7%, batendo a meta do governo; e a taxa juros, ultrapassando os 12%.

"As perspectivas que as pesquisas que nós fizemos, a CDL em conjunto com a Fecomércio, mostravam, já, que não teríamos um fim de ano de crescimento como ocorreu durante todo o ano. Foi um ano de dificuldade para o comércio, tendo em vista a inflação alta, essa taxa de juros subindo mês a mês. Isso foi um complicador, porque encarece o crédito. Mas a expectativa, de um apurado, empiricamente, com os nossos associados, dentro dessa perspectiva, atingiu o percentual que estava previsto: 3,5% (comparado a 2013)", disse – ouça a entrevista na íntegra.

Em todo o país, as vendas para o Natal registraram queda de 1,7% na semana da data (18 a 24 de dezembro de 2014), na comparação com igual período do ano anterior, segundo a Serasa Experian. Foi o pior resultado desde o Natal de 2003, quando começou a ser realizado o levantamento. O fim de semana que antecedeu o Natal (19 a 21 de dezembro) também registrou queda, 2,1%, ante o fim de semana correspondente de 2013 (20 a 22 de dezembro).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.