SÃO LUÍS - Na manhã desta sexta-feira (14), foi entregue o Abrigo Institucional para pessoa em situação de rua e a nova sede do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). As duas unidades estão localizadas na avenida Beira-Mar e serão coordenadas pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).
“Estamos inaugurando o Centro Pop e um abrigo para pessoas em situação de rua, que irão atender cerca de 40 pessoas por dia. Esse é mais um passo positivo na gestão e mais um avanço para a cidade na área da assistência social. Nosso desafio tem sido alcançarmos com políticas públicas efetivas os mais diversos segmentos sociais, fortalecendo a dignidade e os vínculos em nossos equipamentos sociais”, declarou o prefeito de São Luís.
O Centro Pop oferecerá moradia provisória às pessoas em situação de rua que recebem atendimento psicossocial nas unidades de referência em assistência social do município.
A titular da Semcas, Andréia Lauande, destacou que os espaços, inaugurados nesta sexta-feira, garantem atendimento adequado num local confortável e seguro, promovendo dignidade às pessoas que têm a rua como espaço de vivência e sobrevivência.
“O Centro Pop é a porta de entrada para população em situação de rua, o primeiro espaço para atendimento a diferentes políticas públicas. E, para fechar o serviço de retaguarda, o acolhimento é ímpar, consegue ofertar e possibilitar que o usuário não só passe o dia no Centro Pop, mas tenha um lugar para dormir”, relatou a secretária Andréia Lauande.
Exemplo da dignidade e cidadania resgatada por meio dos serviços direcionados a pessoas em situação de rua é o caso de José Estênio de Oliveira Pereira, 60 anos, atendido pelo Centro Pop. Ele já retirou todos os documentos, foi inscrito no programa Aluguel Social e aguarda a entrega de sua residência no programa Minha Casa, Minha Vida, depois de ter sido sorteado.
“Me tornei morador de rua depois que perdi tudo, emprego, família, amigos. Passo o dia aqui no Centro Pop, e muita coisa mudou na minha vida. Hoje, aprendi a fazer artesanato aqui e sobrevivo disso. Terei minha casa própria e quero construir uma família. Ainda que eu passasse o dia aqui, fazendo várias atividades, à noite, voltava para as ruas. Agora terei onde ficar até a minha casa sair”, disse José Estênio.
Centro Pop
O município mantém dois Centros Pop para atendimento das pessoas em situação de rua: o Centro Pop da área Centro entregue nesta sexta-feira na avenida Beira Mar, nº 111, ao lado da praça Maria Aragão; e o Centro Pop da área Cohab/Anil, na rua São José, nº 7, na Aurora. As unidades oferecem diariamente, das 8h às 17h, higienização pessoal, café da manhã, palestras, almoço, lazer e acompanhamento com psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. Com uma estrutura ampla e confortável, a unidade, inaugurada no Centro, tem previsão de atendimento diário de 30 pessoas, em média.
Abrigo institucional
Ao lado do Centro Pop da área Centro, funcionará o Abrigo Institucional que oferece acolhimento provisório, com limite máximo para 50 pessoas, direcionado a pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência, que sejam atendidos pelos dois Centros Pop existentes na capital.
O atendimento preferencial do Abrigo é para pessoas do sexo masculino. A intenção é desenvolver condições para a independência, autocuidado e promover o acesso à rede de qualificação e requalificação profissional para a inclusão produtiva das pessoas atendidas. No abrigo, os usuários receberão kits de higiene pessoal como creme e escova dental, xampu e condicionador, sabonete, além de roupas de cama, banho, entre outros utensílios. A organização do local se dará de forma participativa, a fim de garantir que os moradores possam se sentir corresponsáveis por tarefas do cotidiano.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.