Segurança

Parque do Bom Menino: 37 armas apreendidas

Furtos e uso de entorpecentes são recorrentes.

Imirante.com, com informações da Semusc

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Foto: Divulgação / Semusc)

SÃO LUÍS - Em balanço da atuação das equipes da Guarda Municipal de São Luís, órgão ligado à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, que atua no Parque Bom Menino, referente ao fim do mês de agosto até o dia 10 de setembro, foram apreendidas 37 armas brancas no parque, área organizada para prática de exercícios físicos em São Luís. Entre as ocorrências, destacam-se as de furtos feitos por adolescentes, uso e apreensão de entorpecentes, consumo de álcool e, ainda, cenas de sexo explícito.

Para o subcomandante da Guarda, Jota Moraes, o bom resultado das ações do comando é fruto do empenho das equipes que estão sempre alerta para as diligências no local. “Somos três equipes que trabalham em regime de plantão para garantir mais segurança à população. Durante os plantões, recebemos denúncias da população que frequenta o local, assim como fazemos ronda, no mínimo, oito vezes ao dia”, reforçou.

Além das rondas que são executadas por todo o parque, a equipe de plantão dispõe de um carro e mais uma motocicleta para agilizar a locomoção em ocorrências no local. Com esses resultados, é possível constatar o trabalho intenso executado pelas equipes de plantão.

Durante esta semana, em uma ronda no local foi apreendido uma faca, papelotes de maconha e dois cigarros, que era portado por um grupo de adolescentes que fugiram do local, quando perceberam a presença da Guarda. “O nosso trabalho não se define apenas a ronda e apreensões, procuramos sempre conversar com os adolescentes que perturbam o local”, declarou o guarda-municipal Diniz.

De acordo a Guarda Municipal, a faixa etária dos adolescentes e jovens que são apreendidos nas diligências varia entre 11 e 20 anos, e muitos são reincidentes ao crime. A orientação para os transeuntes do local é de apontar atitudes suspeitas às equipes de plantão. “Alguns desses adolescentes saem das escolas que ficam localizadas no Centro e vêm direto pra cá”, relatou Diniz. Em casos de furtos aos transeuntes, os suspeitos são encaminhados para delegacias nas proximidades do parque.

Atualmente, a Guarda Municipal atua com o efetivo de 300 homens, sendo que cerca de 20 guardas são colocados em serviço diariamente, no Parque Bom Menino, além de prestar segurança de prédios públicos, praças e, também, garantir segurança aos usuários do transporte coletivo dentro dos Terminais de Integração. A Guarda Municipal possui parceria com a Polícia Militar do Maranhão que complementa o efetivo de segurança no Parque Bom Menino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.