SÃO LUÍS – Após a reportagem do Imirante.com mostrar o estado de abandono em que se encontra o prédio da antiga sede do Conselho Regional de Odontologia do Estado do Maranhão (CRO-MA), o presidente do Conselho, José Marcos de Matos Pinheiro, conversou com a nossa equipe para prestar esclarecimentos.
Segundo José Pinheiro, quando a atual gestão do CRO assumiu, a reforma da sede já estava paralisada. “A construtora responsável pela reforma simplesmente abandonou a obra. Nós ainda tentamos entrar em contato várias vezes com eles, mas não conseguimos”, afirmou o presidente.
Ainda de acordo com José Pinheiro, logo que a atual gestão assumiu, em março de 2013, os moradores da rua 1 do bairro São Francisco, onde está localizado o prédio da antiga sede, procuraram o Conselho para reclamar sobre o fato de o local estar sendo usado como refúgio de usuários de drogas e bandidos. “Na época, mesmo sem recursos, nós fizemos o que foi possível, que foi colocar aquela cerca de arame na parte da frente. Não podia ser elétrica porque a energia estava desativada”, disse José Pinheiro.
Ele fez questão de ressaltar que, no dia em que a matéria foi publicada, uma equipe de operários já tinha sido encaminhada ao local. “Nós retiramos parte do entulho, levantamos um muro na parte de trás do terreno, que era por onde esses meliantes e usuários de drogas entravam, e, na parte lateral, colocamos tapumes. Fizemos tudo o que os moradores haviam solicitado”, explicou o presidente.
Sobre o que será feito do prédio, José Pinheiro disse que o objetivo é vendê-lo. “No estado em que ele [o prédio] se encontra agora, nem é possível mais reformar. Nós teríamos que demoli-lo para construir um novo prédio, o que não é viável financeiramente para o CRO. Então a nossa meta é conseguir vendê-lo até dezembro”, afirmou o presidente. Ele também disse que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) já se comprometeu em adquirir um novo prédio para servir como sede do CRO-MA. “O CFO já se comprometeu em nos repassar uma nova sede, mas o problema é que não estamos conseguindo encontrar, aqui na cidade, um imóvel que supra todas as nossas necessidades”, finalizou o presidente.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.