Pesquisa

Livro aborda questões ligadas ao ensino da Educação Física

A pesquisadora Raffaelle Araújo lança livro nesta sexta.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
A pesquisadora Raffaelle Araújo faz reflexões sobre a política de formação de professores de Educação Física.
A pesquisadora Raffaelle Araújo faz reflexões sobre a política de formação de professores de Educação Física. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Relação entre teoria e prática na formação do professor de Educação Física é um dos temas do livro “A Educação Física na Formação Inicial: prática pedagógica e currículo”, que a pesquisadora Raffaelle Araújo lança nesta sexta-feira, às 19h30, no Shopping da Ilha.

O ensino da Educação Física sempre foi alvo de debates. Para muitos, a prática como dimensão curricular nas escolas parece não ter finalidade imediata, mas os profissionais da área defendem que essa formação é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes e o interesse pela cultura corporal. Para tanto, é necessário um olhar mais apurado sobre a formação dos professores que atuam nessa área. Esse é apenas um dos aspectos abordados no livro A Educação Física na Formação Inicial: prática pedagógica e currículo, que a professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Raffaelle Andressa dos Santos Araújo lança nesta sexta-feira, às 19h30, na Livraria Leitura, do Shopping da Ilha.

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, Raffaelle Araújo aborda em sua pesquisa, pioneira no Maranhão, a importância da prática como componente curricular do curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ela explica que o objetivo do seu estudo foi avaliar a relação teoria e prática na formação dos professores da área. “A intenção da obra é apontar reflexões sobre a política de formação de professores de Educação Física, e, dentro dela, a de professores de Educação Física no contexto do neoliberalismo, buscando identificar como o cenário das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) para os cursos de licenciatura tem configurado a Prática como Componente Curricular (PCC) nos novos currículos”, analisa.

Segundo Raffaelle Araújo, o livro aborda temas importantes da Educação Física, com possibilidades concretas de influírem sobre vários elementos do cotidiano educacional, em especial: a articulação teoria/prática na formação inicial; articulação formação inicial/formação continuada; dicotomia entre formação específica e formação pedagógica; realidade acadêmica e realidade escolar; necessidade de construção de uma sólida formação e trabalho pedagógico na escola. A pesquisadora explica que o livro é destinado a todos os envolvidos com a formação de professores, tanto alunos de licenciaturas ou docentes dos cursos.

Para Raffaelle Araújo, o livro A Educação Física na Formação Inicial: prática pedagógica e currículo é uma maneira de contribuir com a formação do professor da área. “Este livro destina-se, sobretudo, àqueles envolvidos com a formação de professores comprometidos com mudanças na prática pedagógica que deve ter um caráter consciente e intencional que seja fonte de conhecimento e geradora de novos conhecimentos. E o que garante que isso aconteça são professores bem formados”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.