SÃO LUÍS – Dados de um levantamento divulgado nesta semana, pelo Ministério da Saúde, revelam que, pela primeira vez em oito anos consecutivos, o percentual de excesso de peso e de obesidade se manteve estável no país. A pesquisa "Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico" (Vigitel), referente ao ano de 2013, indica que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal e que, destes, 17,5% são obesos. Até então, havia uma média de crescimento de 1,3 ponto percentual ao ano, registrada desde a primeira edição, realizada em 2006 – quando o proporção de pessoas acima do peso era de 42,6% e de obesos era de 11,8%. Nesta edição do estudo, que retrata os hábitos da população brasileira, foram entrevistados, aproximadamente, 53 mil adultos em todas as capitais brasileiras e Distrito Federal – veja os dados completos da pesquisa.
A proporção de obesos entre homens e mulheres, em todo o país, é a mesma: 17,5%. No entanto, em relação ao excesso de peso, os homens acumulam percentuais mais expressivos, 54,7% contra 47,4% das mulheres, de acordo com o levantamento. O estudo atribui a diminuição ao "maior acesso à informação", que "pode ter um peso importante nesse resultado".
Entre todas as capitais brasileiras, São Luís é a que possui o menor percentual de excesso de peso: 41,7%, sendo 44,5% do público masculino e 39,4% do público feminino. Na capital maranhense, a obesidade atinge 13,2% da população, sendo, 12,3% de homens e 13,9% de mulheres.
Fumo
O estudo mostrou, ainda, queda de 28% no total de fumantes entre a população brasileira acima de 18 anos nos últimos oito anos: 11,3% da população brasileira fuma, enquanto que em 2006 o índice era de 15,7%. A frequência maior permanece entre os homens (14,4%, contra 8,6% de mulheres fumantes).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.