Campanha

Vacinação contra o HPV em 66 postos de São Luís

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) - por meio do seu setor de imunização - promoveu na tarde de ontem, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire (situado no campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão), reunião técnica com diretores de unidades de ensino da capital maranhense para a promoção, nas escolas, a partir do dia 10 do próximo mês, de campanha de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV). Na ocasião, foram expostas informações sobre os malefícios do vírus (considerado um dos maiores responsáveis pelo câncer de colo de útero).

Deverão ser aplicadas em 66 pontos de imunização distribuídos em postos de saúde e unidades de ensino - 27.424 doses da vacina contra o HPV em jovens com idade de 9 a 11 anos. "A ideia dessa reunião é mostrar às diretoras das escolas sobre o papel delas na conscientização dos pais ou responsáveis legais sobre a importância do ato de imunização. A população precisa saber, de forma correta, da real meta em âmbito nacional, que é a de proteger as jovens quanto à doença", disse Rita Carneiro, coordenadora de imunização da Semus.

Preparação

Na reunião, houve a palestra da médica-infectologista do Hospital Universitário Presidente Dutra, Silane Marques. Ela expôs, com base em dados técnicos, a atual incidência do vírus HPV. "Com base em dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que 291 milhões de pessoas em todo o planeta possuem HPV", disse a médica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.