SÃO LUÍS - O município de São Luís foi incluído na lista das propostas selecionadas para o Programa "Vida Saudável", da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Sneliz, do Ministério dos Esportes. A relação do Vida Saudável foi divulgada juntamente com o programa Esporte e Lazer da Cidade.
A relação das propostas classificadas nos editais de chamada pública foi divulgada no dia 30 de janeiro deste ano. Foram classificadas 903 propostas de 25 estados brasileiros, sendo 20 municípios de cada estado mais bem ranqueado.
O primeiro bloco de formalização será composto pelos 328 selecionados. Destas, 229 foram propostas destinadas para os núcleos urbanos do Programa Esporte e Lazer da Cidade. No Programa "Vida Saudável" foram selecionados 83 propostas e 16 núcleos para comunidades tradicionais.
A proposta do programa "Vida Saudável" encaminhada para o Ministério do Esporte foi elaborada pela Secretaria Municipal de Desportos e Lazer, Semdel, com o aval do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. A implantação do programa vai beneficiar 900 cidadãos ludovicenses com idade acima de 60 anos que terão acesso a prática esportiva e por conseguinte melhor qualidade de vida.
O "Vida Saudável" é uma oportunidade da prática de exercícios físicos, paralelamente a atividades culturais e de lazer pelo idoso, estimulando a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias. A ideia é socializar conhecimento a fim de tornar o esporte e lazer parte da política pública.
A Prefeitura de São Luís por intermédio da Semdel desenvolve um programa voltado para prática de esportes para a terceira idade. O “São Luís Saudável” conta com oito núcleos em funcionamento. Todo o material dos instrutores para desenvolvimento das atividades, como bolas, colchonetes, mochilas, são custeados pela Semdel. Parte da material foi repassado em setembro do ano passado.
Vida Saudável
O Programa "Vida Saudável" objetiva democratizar o lazer e o esporte recreativo. A clientela preferencial são as pessoas que envelhece oferecendo desenvolvimento comunitário, valorizando a diversidade cultural local fomentando o respeito à diversidade sexual, étnica e religiosa, contribuindo para que as políticas de lazer e de esporte recreativo avancem do atual estágio de política de um governo para a dimensão mais ampla de Política de Estado.
As atividades
Alongamento, caminhada orientada, capoterapia, oficina de arterapia, ginástica aeróbica, futsal, aulas de coral, dança sênior, futebol, oficina de artesanato, pilates, voleibol adaptado para terceira idade, tênis de mesa, jogos de dama, xadrez e dominó, pintura em tela, teatro dentre outros.
NUCLEOS / QUANTIDADE DE PESSOAS ATENDIDAS
PARQUE DO BOM MENINO - 100
LIBERDADE (SUB-NUCLEO) - 100
PARQUE DO SABIÁ - 100
IPEM SÃO CRISTÓVÃO (SUB-NÚCLEO) - 100
CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IPAM (OLHO DÁGUA) - 100
VINHAIS (SUB NUCLEO) - 100
MARACANÃ - 100
PRAÇA DO PEC (COROADO) - 100
VILA NOVA - 100
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.