São Luís

Usuários reclamam de atendimento em Unidade Mista

Falta de assistência e de remédios prejudicam atendimento na unidade do Bequimão.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS - A maioria dos moradores do Bequimão e dos bairros vizinhos depende da Unidade Mista do bairro para ter atendimento médico. Nos últimos meses, contudo, os usuários vêm reclamando falta de atendimento e de remédios.

“O atendimento aqui está péssimo. A gente marca consulta e o médico não aparece. Não tem remédio e quando a gente chega à emergência é tratado mal”, reclamou a técnica em administração Núbia Cristina Moura Reis, de 35 anos. Ela mora em São José de Ribamar e disse que vai constantemente ao posto, mas sempre sai de lá com algum tipo de frustração. Da última vez, por exemplo, a atendente marcou uma consulta para as 16h, mas quando chegou ao local, foi informada que a médica havia atendido somente até as 13h, deixando-a frustrada.

A cobradora Francisca Elisiane Marques, de 33 anos, também reclamou do atendimento na Unidade Mista do Bequimão. Um determinado dia, ela foi de táxi até o posto acompanhando a filha adolescente, que estava com crise alérgica. Segundo contou, assim que elas entraram no consultório, a médica reclamou do alto número de pacientes para atender. “Eu fiquei indignada com declaração da médica. Ela não está ali para atender?” reclamou.

Remédios

Uma senhora, que pediu para não ser identificada, saiu indignada do hospital. Ela mora perto da unidade e carregava na mão várias receitas, que eram de sua mãe. Segundo contou, há várias semanas que ela vai até lá para tentar conseguir os remédios, mas nunca encontra disponibilidade. Uma das receitas, datada de 17 de setembro, prescrevia o medicamento Metronidazol. “Eu, meus dois filhos e minha mãe já passamos vergonha nesse hospital. Isso aqui é uma calamidade”, desabafou.

Um taxista que também não quis ser identificado e trabalha diariamente no local denunciou a falta de ambulância de plantão no hospital. Ele contou que um veículo de passeio, da marca Gol e de cor cinza, é que faz a remoção de pacientes para outras unidades, em caso de necessidade. Contudo, enquanto a equipe de O Estado estava na unidade, uma ambulância chegou ao hospital ficou estacionada.

Mais

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que na semana passada concluiu a compra da Farmácia Básica para regularizar o abastecimento de medicamentos nas unidades de saúde do Município. Conforme o cronograma das unidades, até o próximo dia 15 está prevista a entrega de mais de 50% dos medicamentos, normalizando o abastecimento. A respeito da ambulância na Unidade, a Semus esclareceu que desde a semana passada a unidade conta com um novo veículo, substituindo o antigo que não oferecia segurança de uso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.