Concurso

Concurso para o Hospital Universitário será hoje em São Luís

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

SÃO LUÍS - Será realizado hoje o concurso público do Hospital Universitário do Maranhão (HUUFMA), promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Pela manhã, serão aplicadas as provas para cargos de nível superior. À tarde, será realizado o seletivo de nível técnico e médio. Segundo a empresa promotora, foram registradas 72.029 inscrições - 937 delas para cargos médicos, 38.185 para cargos assistenciais e 32.907 para cargos da área administrativa.

No total, são oferecidas 1.877 vagas distribuídas em três editais, sendo 310 vagas de nível superior em 59 especialidades médicas, 1.386 vagas de níveis médio e superior na área assistencial e 181 vagas para a área administrativa, além de formação de cadastro de reserva.

As provas objetivas para o provimento de vagas do HUUFMA terão 50 questões de múltipla escolha, 10 delas de Língua Portuguesa, cinco de Matemática e Raciocínio Lógico, cinco de legislação aplicada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), cinco de legislação aplicada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e 25 de conhecimentos específicos.

As provas serão aplicadas em 62 locais diferentes e realizadas em horário local, com duração de quatro horas. Segundo a empresa promotora, para os cargos de nível superior, o horário de abertura dos portões será às 7h30, com fechamento às 8h30 e início às 8h45. Para os cargos de nível médio, os portões abrirão às 13h45, com fechamento às 14h45 e início às 15h.

O gabarito das provas objetivas será divulgado no endereço eletrônico do IBFC www.ibfc.org.br, em até 48 horas após a aplicação dos testes, assim como o caderno de questões e o espelho da folha de respostas, mas apenas durante o prazo recursal.

Estrutura

Em nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) informou que serão garantidas as medidas técnicas para a regularidade no trânsito nas proximidades e nos acessos às provas do concurso para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Agentes de trânsito estão mobilizados para controle de embarque e desembarque nos locais das provas e para o ordenamento de estacionamento. A secretaria informou, também, que será assegurada frota de ônibus para atender à demanda.

O comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Alfredo Nepomuceno, informou que empregará 60 policiais militares para garantir a segurança nos arredores dos locais de prova. "Os batalhões foram orientados a fazer rondas na entrada e na saída dos candidatos durante o seletivo, além de rondas próximo às escolas onde serão aplicadas as provas", disse.

Carreira

Os candidatos aprovados no concurso público do HUUFMA que ingressarem no quadro da EBSERH serão contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e terão direito ao plano de cargos, carreiras e salários, além do plano de benefícios da empresa.

De acordo com a direção da empresa, a contratação dos profissionais permitirá ao Hospital Universitário do Maranhão a reativação de leitos e a ampliação dos serviços de saúde prestados à população, preceitos garantidos por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Segundo o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, através de sua assessoria, o Complexo Hospital Universitário (Unidade Dutra e Unidade Materno Infantil) será administrado pela Ebserh, uma empresa que pretende ser um instrumento de melhor aproveitamento dos serviços de saúde, permitindo o aperfeiçoamento da gestão dos hospitais universitários, dentro de um processo democrático e transparente, de contratação necessária e urgente de profissionais.

De acordo com a universidade, o Hospital Universitário continuará sendo 100% público, sendo referência no atendimento à população em procedimentos de alta complexidade em diversas especialidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.