Motim

Nova Rebelião em Pedrinhas com saldo de nove mortes, diz Sebastião Uchoa

Três presos morreram no presídio. Outros seis morreram a caminho do hospital.

Pedro Sobrinho / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS - Uma rebelião na Casa de Detenção do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na capital maranhense, deixou o saldo de nove mortos e 20 feridos. Três , morreram no presídio e outros seis a caminho do Hospital Clementino Moura, o Socorrão II. A afirmação é do secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Sebastião Uchoa.

Foram divulgados, na manhã desta quinta-feira (10), pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), os nomes de quatro dos nove detentos mortos após rebelião que aconteceu na noite dessa quarta (9), na Casa de Detenção do Complexo Penitenciário de Pedrinhas (Cadet). Os presos identificados são: Carlos Eduardo Oliveira da Silva, Natanael de Souza do Espírito Santo, Daniel Fonseca Rodrigues e Uvanir Duarte de Ramos. Os outros corpos continuam no Instituto Médico Legal (IML).

Hospitalizados

No Instituto Médico Legal (IML), foram confirmadas a entrada de seis corpos vindos da Casa de Detenção. Nos hospitais municipais de São Luís — Djalma Marques, o Socorrão I, e Clementino Moura, o Socorrão II — há outros quatro. 20 detentos feridos foram encaminhados ao Socorrão I. Desse total, 13 continuam internados. São eles: Nilson Gonçalves Cunha, Leonilson Costa Pereira, Iane dos Santos Lima, Cleiton Rogério Pinto Almeida, Alessando Cigueres, Raimundo Nonato Mendonça, Arthur Diógenes Portela de Carvalho, Emivaldo Conceição Silva, Flávio Aurélio Pinheiro, Rener Pereira da Silva, Roger Fernandes, Charles da Cruz Silva e Wellington Vera Silva. Três presos se submetem na manhã desta quinta-feira (10), a cirurgia no Hospital Clementino Moura, o Socorrão II. Quatro continuam internados.

Justificativa

Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que Polícia Civil e a Ouvidoria e Corregedoria da Sejap estão investigando o motim, na noite desta quarta-feira (9), na Casa de Detenção (Cadet), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

De acordo com as primeiras informações levantadas, a confusão teria se dado em consequência da guerra de facções no presídio e do desmonte de uma facção criminosa, um dos maiores do Estado, com a prisão de 16 integrantes nesta semana em ação da polícia em São Luís.

A Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) está acompanhando o caso. Presos da Casa de Detenção (Cadet) foram transferidos na manhã desta quinta-feira (10), para outras unidades prisionais.

Entenda o Caso

A confusão que foi motivada por uma briga entre facções criminosas e por causa da suspeita de um túnel no Bloco F, Pavilhão 2. Aproximadamente, 60 presos pretendiam sair da penitenciária através de um túnel.

Com o motim dessa quarta, chegam a 12 o número de detentos mortos em São Luís, somente no mês de outubro. No dia 1º, a transferência de 18 presos que estavam na Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Anil para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas provocou a morte de três presos. Um deles foi decaptado.

Na ocasião, dois presos foram levados para o Hospital Socorrão II com ferimentos, e um agente penitenciário também foi hospitalizado, após ser atingido com uma pedra na cabeça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.