Meio Ambiente

Mais de mil kg de lixo foram recolhidos durante Clen Up The World no Itapiracó

Imirante, com informações da Sema

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

SÃO LUÍS - Cerca de 350 pessoas de todas as idades participaram da Campanha Mundial de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas, o Clean Up The World, na manhã deste sábado (21), na Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, em São Luís. Durante a ação, foram recolhidos 1,6 mil Kg de lixo.

Como resultado da coleta, 1,5 mil kg de resíduos não recicláveis e 195 kg de materiais recicláveis. O evento ganhou continuidade no período da tarde desta sábado (21), na Avenida Litorânea, na Lagoa da Jansen e na Praia da Guia, em São Luís.

Participaram da iniciativa no Itapiracó vários alunos do ensino superior, integrantes da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade das escolas públicas do Cohatrac Primavera e Professora Maria Pinho, policiais ambientais, bombeiros mirins da Brigada Voluntária Ambiental do Batalhão de Polícia Ambiental, técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e moradores de diversos bairros da capital. Todos aproveitaram para conhecer o espaço da APA do Itapiracó e colaborar com o meio ambiente.

Depois de uma breve aula de alongamento, os voluntários receberam sacolas de material reciclado e luvas para a coleta. Eles percorreram a Trilha das Bromélias até o Rio Itapiracó e, ao longo do percurso, foram recolhendo todo tipo de resíduos que encontraram.

Foram coletados pneus, garrafas plásticas, latas, vidros, sacos plásticos, entre outros objetos, a exemplo de espumas de ar condicionado, guarda-chuvas e até ursinho de pelúcia. Em alguns pontos do rio Itapiracó, havia tanto lixo que não era possível enxergar a água.

Para a analista de qualidade Camilla Sanders, que levou o filho Nicolas, de um ano e 10 meses, a campanha mundial de limpeza tem um caráter pedagógico. “Dessa forma a gente pode ensinar os pequenos a contribuir com o meio ambiente, a terem a consciência de onde não jogar o lixo. Foi uma ótima oportunidade de ter contato com a natureza, colaborar com a natureza e de conhecer o Itapiracó”, disse.

A estudante de Engenharia Ambiental Keile Menezes, comunga de opinião semelhante. “Participar do evento é uma forma de mudar de atitude e passar a ter mais consciência ecológica”.

Para o secretário adjunto de Recursos Ambientais da Sema, Cesar Carneiro, o evento, além de colaborar com a preservação dessa importante área de proteção ambiental tem o objetivo de divulgá-la. “Muitas pessoas nunca tinham vindo até aqui. A área ainda é desconhecida de grande parte da população. As pessoas precisam conhecer esse espaço público para preservá-lo. Realizar o Clean Up no Itapiracó possibilita esses dois objetivos”, declarou Cesar Carneiro.

A ação<

O Clean Up the World é apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e existe desde 1993. É uma grande campanha mundial que tem como objetivos incentivar o debate para soluções de problemas relacionados à orla marinha, além de estimular à população a cultivar atitudes sustentáveis de respeito à natureza chamando a atenção de todos para a responsabilidade de cada um na geração e na destinação dos resíduos.

No ano passado, cerca de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo foram mobilizadas para limpar rios, lagos, lagoas, praias e florestas nessa grande campanha global de conscientização. Em 2012, o evento ocorreu apenas na Avenida Litorânea, em São Luís. Em 2013, contempla também os municípios de Barreirinhas (povoado Canto dos Lençóis), Icatu, Colinas e Paço do Lumiar. O município de Pinheiro realizará o evento em data posterior ainda a ser divulgada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.