Controle de Zoonoses

Campanha de vacinação de cães e gatos começa em SL

A vacinação "porta-a-porta" começará a ser executada nesta segunda-feira.

Imirante, com informações da Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

SÃO LUÍS - Teve início neste sábado (14), em São Luís, a segunda etapa da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica 2013. Neste primeiro dia, 83 postos de vacinação foram instalados no centro da cidade e nos bairros da Alemanha, Radional, Vicente Fialho, Bequimão e suas proximidades com foco na imunização de cães e gatos.

A meta da Campanha é imunizar 90 mil animais até o fim de novembro deste ano. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) montou um cronograma que promoverá, a partir desta segunda-feira (16), a vacinação “porta-a-porta”, quando as equipes do Centro de Zoonoses visitarão as residências para realizar a imunização necessária. O objetivo da ação é erradicar a raiva no município de São Luís.

Segundo dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), São Luís passou mais de 20 anos sem registrar uma ocorrência da doença em humanos em sua região metropolitana. No ano passado foram 55 casos de raiva canina. Segundo o coordenador do CCZ, João Batista Pires, até o mês passado foram confirmados oito casos de raiva em São Luís.

Gisele Frazão, 43, moradora do Anil, diz já estar ansiosa para chegar a data onde as equipes passarão no seu bairro. “Eu tenho dois cachorros e é sempre complicado levá-los ao local de vacinação, mesmo sendo aqui perto. A gente acaba tendo muita coisa pra resolver, e eles vindo fazer a vacina aqui em casa, pra mim é muito mais fácil”, disse.

Já o estudante Augusto Santos, 24, morador do centro da cidade, que participou da Campanha neste sábado, levar seu cão para vacinar é mais que uma obrigação. “Eu passeio sempre com ele e não custa nada trazê-lo aqui no posto. A vacina foi rápida e ele nem se incomodou. A gente tem que colaborar. Eu cuido da saúde dele e acabo cuidando da minha também”, falou.

Durante todo o sábado, foi possível perceber uma grande movimentação de cães e gatos em vários pontos de vacinação.

Cronograma da campanha

Encerrada a primeira fase da Campanha com os postos fixos neste sábado, a segunda etapa se iniciará já na segunda-feira (16) com a vacinação diretamente nos domicílios. Para melhor organização as unidades de saúde são divididas por Distritos Sanitários, baseados nas regiões da cidade.

16 a 20/09 - Distrito Coroadinho (que envolve os bairros Coroadinho, Filipinho, João Paulo, Fátima e adjacências);

23/09 a 05/10 – Distrito Cohab (envolve os bairros Cohab, Cohatrac, Anil, Turú e proximidades);

21/10 a 31/10 – Distrito Tirirical (Bairros Tirirical, São Cristóvão, São Bernardo, João de Deus, Santa Bárbara, Vila Itamar, Pirapora, Santa Efigênia, Cidade Olímpica (I,II e III), Santa Clara, Vila Lobão, Janaína e outros do entorno);

18/11 a 22/11 – Distrito Vila Esperança (Estiva, Itapera, Maracanã, Pedrinhas, Quebra Pote, Tibiri, Coqueiro, Vila Sarney, Vila Esperança e demais do entorno);

25/11 a 29/11 – Distrito Itaqui-Bacanga (Bacanga, Vila Embratel, Anjo da Guarda, Vila Bacanga, São Raimundo, Gapara, Vila Nova).

Raiva

A raiva é uma doença transmitida por vírus e ataca o sistema do animal. É a zoonose mais perigosa e fatal para os animais que a transmitem e também para o ser humano que não se submete ao tratamento a tempo.

O vírus é transmitido ao homem pela saliva do bicho infectado, através de mordida, arranhão ou mesmo lambida. Mudanças bruscas de comportamento (euforia, depressão), ansiedade, paralisia, demência, alucinações são alguns dos sintomas que podem ser confundidos, inicialmente, com uma gripe.

Em caso de suspeitas que algum animal esteja doente, seja ela na rua ou em ambiente residencial, o Centro de Controle de Zoonoses deve ser acionado pelo telefone 3212-2816.

Caso tenha sofrido um ataque pelo animal, seja por mordida ou mesmo arranhões, a área afetada deve ser lavada em água corrente com sabão. Após o procedimento deve-se procurar um médico que determinará o tratamento a ser seguido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.