Revitalização

Lançado projeto de restauração da Igreja da Sé

Obra será desenvolvida pelo Iphan, Governo do Maranhão, Secma, IDH e BNDES.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

SÃO LUÍS - O Projeto de Intervenção para Conservação, Restauro e Adaptação da Catedral de Nossa Senhora da Vitória (Igreja da Sé) e do Palácio Arquiespiscopal foi lançado na manhã desta sexta-feira (6), no Palácio Arquiepiscopal, na Praça Dom Pedro II, Centro da Capital Maranhense. Estiveram presentes a governadora Roseana Sarney; o vice governador, Washington Oliveira; o prefeito Edivaldo Holanda Júnior; o vice-prefeito Roberto Costa, além do ministro do Turismo, Gastão Vieira, da Superintendende do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan-MA), Kátia Bogéa; o presidente do BNDES, Luciano Coutinho; o arcebispo de São Luís, Dom José Belisário; os secretários de Turismo, Jura Filho, de Cultura, Olga Simão; eco Chefe da Casa Civil, João Guilherme Abreu.

A obra será desenvolvida em parceria do Iphan-MA, Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma); Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH), com apoio cultural do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Após o restauro, será instalado no Palácio Episcopal o Espaço de Referência da Arte Sacra no Maranhão, que será criado a partir da concepção da igreja como centro irradiador de cultura na época do Brasil Colônia e Imperial. Para a composição do novo espaço, a Secma fará a doação do acervo de peças, hoje abrigadas no Museu de Arte Sacra (Museu Artístico e Histórico do Maranhão), na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo e no Museu de Artes Visuais.

O Espaço de Referência proposto também deverá abrigar, além da mostra dos elementos de arte sacra; uma exposição gráfica cujo conteúdo remeta o observador a outros locais do Maranhão e permita ao mesmo conhecer o acervo de arte sacra existente fora do Espaço de Referência; e um Laboratório Escola de conservação e restauro de bens móveis e integrados. O espaço da Catedral Nossa Senhora da Vitória e do Palácio Arquiepiscopal do Maranhão é um antigo território Jesuíta.

A estimativa é que o trabalho de restauro do Palácio Arquiepiscopal dure em torno de dois anos.
Segundo o Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados do Estado do Maranhão, a manifestação da arte sacra hoje presente no Maranhão é composta por um conjunto de edificações, altares e peças de uso litúrgico, espalhado igrejas e capelas localizadas em várias cidades do território do estado.

Para dar conhecimento à sociedade sobre a existência e sobre o valor dessa grandiosa coleção, está sendo criado o Espaço de Referência da Arte Sacra no Maranhão, um local que possa revelar ao visitante as peças já agrupadas e seja capaz de repassar ao observador um mapa de localização e uma imagem gráfica representativa do acervo instalado em igrejas e capelas da capital e de cidades do interior do território maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.