Acessibilidade

Alunos com deficiência visual recebem livros digitais acessíveis

Imirante com informações da Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS - os alunos com baixa visão da Unidade Integrada Força Aérea Brasileira, no bairro Tirirical, em São Luís, receberam livros didáticos digitais acessíveis em formato MecDaisy e um notebook. A ação é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e o Ministério da Educação (MEC).

O Programa Livro Acessível em Formato MecDaisy é uma iniciativa do MEC em parceria com as secretarias municipais e estaduais de educação, que proporciona ao deficiente visual mais acesso ao conhecimento, pois permite transformar qualquer formato de texto disponível no computador em texto digital falado.

Os livros em formato MecDaisy possibilitam aos estudantes com deficiência visual acessar o texto por meio de áudio, caracteres ampliados e diversas funcionalidades de navegação pela estrutura do livro.

“É uma importante ferramenta de educação inclusiva. Por meio dele, o estudante tem oportunidade de eliminar barreiras que o impede de ter acesso ao ensino regular. Esse material didático assegura ainda ao aluno da rede pública o direto de compartilhar os espaços comuns de aprendizagem”, destacou o secretário Pedro Fernandes.

Ao receber o material didático digital, o aluno Jacson Guilherme Ferreira Vieira, falou que o livro vai facilitar a compreensão e o aprendizado. “O livro digital facilita minha compreensão e meu aprendizado. Posso aumentar a letra, mudar a cor. Isso facilita muito minha leitura”, enfatizou o estudante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.