SÃO LUÍS - Até o próximo dia 1º de agosto, o Maranhão concluirá as etapas municipais da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (III COEPIR). Quase 100 municípios tiveram a oportunidade de reunir representantes do poder público e da sociedade civil para discutir políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial no Estado.
As conferências municipais, regionais e reuniões ampliadas foram resultado da articulação realizada entre o Conselho Estadual de Política da Igualdade Étnico-Racial (Ceirma), presidido pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), com municípios, conselhos municipais de igualdade racial e organizações representativas dos grupos étnico-raciais do Maranhão.
"Nós estamos felizes com o resultado da mobilização que conseguimos realizar no Maranhão e principalmente com o engajamento dos municípios que colaboraram significativamente para a garantia das falas dos segmentos étnico-raciais do Estado, como quilombolas, indígenas, ciganos, ribeirinhos e povos de terreiro. Agora vamos nos concentrar em sistematizar as propostas encaminhadas pelos municípios para compor as discussões da III COEPIR", disse a presidente do Ceirma, Claudett Ribeiro.
Além de discutir o tema central "Democracia e Desenvolvimento: por um Brasil Afirmativo", as conferências de promoção da igualdade racial estão promovendo as discussões com base nas temáticas "Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo", "Políticas de Igualdade Racial no Brasil: avanços e desafios", "Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de Igualdade racial - SINAPIR (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias", e "Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismo de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial".
Esta semana já aconteceram as conferências dos municípios de Chapadinha, Cajari, Lima Campos, Alcântara, Pinheiro, Itapecuru-Mirim, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Matões do Norte, Caxias, Rosário, Raposa, Bacabal, Central do Maranhão. Serão realizadas nos próximos dias em Trizidela do Vale, Vitória do Mearim, Raposa, Barreirinhas, Pedreiras, Capinzal do Norte e Santa Inês. A última conferência municipal será em São Luís, nos dias 31 de julho e 1º de agosto.
A III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (III Coepir) será realizada 14 à 16 de agosto, no Auditório Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão.
No Maranhão já foram realizadas 10 conferências municipais que contaram com a participação de cerca de 500 pessoas, entre representantes do poder público e da sociedade civil, entre eles quilombolas, indígenas, ciganos, ribeirinhos e povos de terreiro.
Calendário das próximas conferências
Municipais e reuniões ampliadas
25/07 - Bacabal
25/07 - Rosário
25/07 - Central do Maranhão
26/07 - Trizidela do Vale
27/07 - Vitória do Mearim
29/07 - Raposa
30/07 - Barreirinhas
30/07 - Pedreiras
30/07 - Capinzal do Norte
31/07 - Santa Inês
31/07 e 01/08 - São Luís
Estadual
14,15 e 16.08 - III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial
Nacional
05,06 e 07.11 - III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Saiba Mais
- Judiciário do Maranhão realiza atualizações de dados étnico-raciais até dia 22 de maio
- Empresas terão de incluir raça e etnia nos registros administrativos
- Campanha coleta assinaturas para lei de combate ao racismo
- Promulgada lei que cria cota para negros em cargos municipais em São Paulo
- Sociedade não deve tratar com naturalidade mortes de jovens negros, diz ministra
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.