SÃO LUÍS - Com o tema Resíduos Sólidos, começa nesta quinta-feira (20), a 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, no WH Rio Poty Hotel, na Ponta d'Areia. A programação terá palestras e debates de autoridades especializadas no assunto. O encerramento do evento ocorrerá no sábado (22), quando serão realizadas as eleições do Conselho Municipal do Meio Ambiente e dos Delegados Municipais de Meio Ambiente.
Durante a conferência, serão discutidos temas com o objetivo de mobilizar a comunidade ludovicense em favor de políticas sustentáveis sobre a destinação do lixo e implantação da coleta seletiva. As temáticas abordadas serão: Produção e Consumo Sustentáveis, Geração de Emprego e Renda, Redução de Impactos Ambientais e Educação Ambiental. Cada eixo terá dois palestrantes e um coordenador das instituições e demais órgãos envolvidos. A partir das discussões, serão elaboradas diretrizes para apreciação durante a reunião de encerramento do evento.
Na programação de hoje, será aberto, ao meio-dia, o espaço denominado Salão da Sustentabilidade. O espaço foi criado para promover, difundir e compartilhar conhecimento, tecnologias e experiências bem-sucedidas de práticas sustentáveis. O salão funcionará paralelamente às atividades do evento e será um ambiente destinado à exposição de ecoprodutos, ecoserviços e projetos na área de tratamento e gestão de resíduos. Entre os expositores, o salão vai apresentar um produto que purifica água poluída, bicombustível produzido com óleos vegetais reutilizados e trabalhos artísticos elaborados com matéria prima reciclada.
A III Conferência Municipal de Meio Ambiente contará com palestrantes com destaque nacional e local. Entre eles está o professor-doutor da Universidade de São Paulo (USP), Sabetai Calderoni; o secretário de Meio Ambiente de Curitiba, Renato Lima; e o representante do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis (MNCR), Severino Lima Júnior.
A coordenadora de Educação Ambiental da Semmam, Itapotiara Vilas Bôas, ministrará palestra sobre Educação Ambiental e o secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Maia, apresentará o software de melhoria na fiscalização e no monitoramento da coleta de resíduos da construção civil.
Saiba Mais
- COP29 fecha acordo climático, e chefe da ONU critica resultado
- Apenas 5% dos recursos dos oceanos são conhecidos, diz pesquisadora
- Estados Unidos formalizam apoio à conservação em visita de Joe Biden à Amazônia
- Desmatamento cai 55% na Mata Atlântica no primeiro semestre de 2024
- Projeto inclui ações de preservação ambiental no rol de atividades rurais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.