Bombeiros

Oficiais são certificados com diploma "Bombeiro Padrão"

O certificado visa reconhecer o trabalho, operacional e administrativo, prestado.

Divulgação/Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - Durante a formatura geral do mês de maio, 20 praças e oficiais receberam o diploma Bombeiro Padrão, referente aos meses de janeiro a abril de 2013. A cerimônia ocorreu na quarta-feira (28), no pátio do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), no Bacanga.

Criado pelo comando da Corporação, por meio da portaria 012/2013, o certificado visa reconhecer o trabalho, seja na área operacional ou administrativa, prestado pelo bombeiro militar. “A nossa intenção, enquanto comandante geral, ao instituir esse diploma, nada mais é que evidenciar a cada um dos nossos integrantes, sua real importância para nossa instituição”, enfatizou o coronel João Vanderley Pereira.

Os agraciados, além de quatro dias de dispensa, conforme a necessidade dos chefes imediatos, também, poderão ser indicados a receber a medalha Alferes Moraes, a mais alta comenda concedida pelo CBM-MA.

Para o sargento José Firmino Meneses Ferreira, há 19 anos compondo as fileiras da Corporação, o diploma nada mais é do que o reconhecimento pelo dia a dia de trabalho. “No setor financeiro de qualquer órgão público a demanda de trabalho é exaustiva. Depois de todos esses anos, ser diplomado como Bombeiro Padrão,é gratificante”, afirmou o sargento, que é lotado na Diretoria de Pessoal e Finanças.

O comandante do CBM-MA, aproveitou, ainda, para justificar a menção elogiosa concedida ao coronel Célio Roberto Pinto, à tenente coronel dentista Maria Áurea Lira Feitosa, à capitã médica Gláucia Irauna de Melo Freire e ao cabo Maria das Graças Rodrigues Silva.

Os oficiais e a praça receberam referências elogiosas pelo desempenho em cursos realizados fora do estado e do país. O coronel Célio Roberto, por exemplo, apesar de já ocupar o mais alto posto dentro da Instituição Militar, foi destaque no Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, em Guayaquil, no Equador.

Já as duas oficiais, bem como a praça, mesmo não sendo do quadro de combatentes, também foram destaques no Curso de Resgate Aeromédico em Locais Confinados, realizado no Centro de Treinamento Coronel Morais, na cidade de Terra Alta, no estado do Pará, considerado uma referência nacional.

“É indescritível poder acompanhar o empenho, trabalho e dedicação de cada integrante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão além das nossas fronteiras. Fiquei lisonjeado, enquanto comandante geral, nas solenidades de encerramento dos cursos no Equador e Pará, quando os instrutores destacaram o empenho e a dedicação de cada um dos nossos integrantes. Não tenho dúvida que a missão foi árdua, contudo recompensadora, pois uma tropa bem qualificada consegue superar as adversidades do dia a dia”, disse.

Mudanças

Durante a formatura geral, o coronel Vanderley Pereira aproveitou para anunciar algumas mudanças nos comandos das unidades operacionais, entre elas, a saída do tenente coronel Wubirajá Figueiredo, do Grupamento de Atividades Técnicas. A partir da próxima semana, o oficial estará à frente do 3º GBM, em Imperatriz. O também coronel Sandro Saraiva assumirá a Defesa Civil e, ainda, o tenente coronel Júlio César, comandará o GAT.

O comandante geral aproveitou ainda para anunciar a inauguração do 7º GBM, em Imperatriz, que acontecerá dia 7 de junho, bem como as providências que estão sendo adotadas para instalação, também, de um quartel operacional na cidade de Bacabal.

“A fase de interiorização é outra difícil etapa que precisaremos superar, mas não tenho dúvida que com a dedicação e o empenho de cada um, iremos ampliar nossa área de atuação”, frisou. Além de Bacabal, cujo responsável pela organização administrativa ficou a cargo do tenente coronel Marcelo Henrique Spindola, o coronel Vanderley anunciou, ainda, a construção do quartel de Balsas.

Realizações

Numa espécie de prestação de contas, o coronel Vanderley também aproveitou o momento para expor à tropa as inúmeras ações já implementadas desde que assumiu o comando da Corporação, há exatos três meses.

“Além de Kit’s de combate a incêndio, enviamos uma embarcação para a nossa unidade sediada em Barreirinhas e, ainda, uma ambulância para o município de Balsas”, afirmou. Durante ainda esse período, o Comando do CBMMA tem realizado diversas ações voltadas para a qualificação da tropa.

“Dezenas de bombeiros já participaram de vários cursos, dentro e fora do país, entre eles, o de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, realizado em Guayaquil, no Equador”, citou o comandante, ao lembrar ainda do Curso de Resgate Aeromédico em Locais Confinados, que aconteceu no Pará.

Para o mês de junho, outras dezenas de bombeiros serão enviados para outros estados, como Rio de Janeiro e Piauí. Na capital piauiense, participarão do Curso de Combate a Incêndio Urbano. No Rio,, bombeiros de Imperatriz receberão treinamento de como manusear uma segunda escada Magirus, de fabricação alemã, recentemente adquirida pelo Governo do Estado.

O grupo que também atua nos estádios da capital também viajará para ser treinado e, assim, atuar em Fortaleza, na Copa das Confederações e, em seguida, trazer o conhecimento adquirido para o Maranhão.

Relação dos Agraciados com o diploma Bombeiro Padrão

1º Tenente Diogo Antônio Paiva Gomes - Academia de Bombeiro Militar

2º Tenente Jeremias Freire Costa - 3º GBM

1º Sargento José Firmino Mendes Ferreira - DPF

1º Sargento Carlindo Ribeiro da Cruz Júnior - GAT

1º Sargento Aurinaldo Rodrigues Coutinho - 7º GBM

2º Sargento José Santana de Jesus Rodrigues - 8º GBM

2º Sargento Marcos Antônio Ribeiro Santos - Barreirinhas

2º Sargento Carlos Alberto Santos Moreira - DGCS

3º Sargento Edilson Pereira de Araújo - GBMAR

3º Sargento Estácio Pereira Rodrigues - DAL

3º Sargento Raimundo Francisco Costa - SCI

3º Sargento Natanael de Souza Abreu - CMCB

Cabo Luís Francisco Lira Gusmão - 1º GBM

Cabo Jeoval de Jesus Moreira - 2º GBM

Cabo Domingos Lima Milhomen - 3º GBM

Cabo Valdir Oliveira Pacheco - 5º GBM

Cabo Josinal Andrade Cardoso - 9º GBM

Cabo Dayvison Rodrigo Lima Pereira - SGIBS

Cabo Douglas Furtado Coelho - GEM

Cabo Eraldo Gomes Rodrigues - Defesa Civil

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.