inclusão social

Secretarias promovem Dia D de Intermediação para Pessoas com Deficiência

Imirante*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

SÃO LUÍS - Não é de hoje que as empresas têm dificuldade para cumprir as cotas de vagas de emprego destinadas às pessoas com deficiência no Brasil. A lei nº 8213/91, que determina a contratação de 2% a 5% de trabalhadores com algum tipo de deficiência em empresas com mais de 100 funcionários, está em vigor há 22 anos, mas continua gerando gargalos históricos, tanto por parte dos empregadores quanto dos trabalhadores. No Maranhão, a situação não é diferente.

De acordo com Honorata Azevedo, coordenadora da Agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de São Luís, o encontro entre a vaga disponível e o candidato ideal para preenchê-la, ainda, é difícil de acontecer, apesar da grande necessidade das empresas. Os recrutadores das empresas alegam que muitos candidatos estão aquém do perfil exigido para a vaga, em geral por falta de qualificação, informou.

Na outra ponta do problema, as pessoas com deficiência também reclamam de dificuldades nas empresas. É o caso Evandilson de Jesus Serra, que tem uma vasta experiência no mercado, apesar de ter restrições de mobilidade (ele anda com o apoio de muletas). “A maior dificuldade é a questão da acessibilidade, a falta de adaptações e rampas que facilitem nossa permanência no local de trabalho”, esclareceu.

De olho em dificuldades como esta, a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) e empresas parceiras do Sine-MA planejaram um ação integrada para a realização de seletivos exclusivos para trabalhadores com essa condição.

Para isso, recrutadores de várias empresas, técnicos do Sine e intérpretes de Libras (a Linguagem Brasileira de Sinais) estarão reunidos no Dia D de Intermediação de Pessoas com Deficiência, que acontece na próxima sexta-feira (24), das 8h às 13h, no salão de atendimento do Sine-MA (Rua da Paz, 316, Centro - próximo à Igreja de São João).

A primeira edição do Dia D de Intermediação para Pessoas com Deficiência foi realizada em caráter experimental no último mês de dezembro, contando com o acompanhamento do promotor de Defesa da Pessoa com Deficiência, Ronald Pereira Santos; o Defensor Geral do Estado, Aldy Melo Filho; e da secretária de Estado de Direitos Humanos e Cidadania, Luiza Oliveira.

Na oportunidade, 70 candidatos e 10 empresas compareceram à ação - e 40 pessoas com deficiência foram encaminhadas para as vagas oferecidas com sucesso. Desta vez, a Setres espera agregar um maior número de empresas parceiras, além de mais vagas e mais candidatos.

Serviço

O quê: Dia D de Encaminhamento para Pessoas com Deficiência

Quando: Nesta sexta (24), das 8h às 13h

Onde: Agência do Sine-MA, em São Luís (Rua da Paz, 316 - Centro)

*Com informações da Secom do governo do Estado

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.