Cidade Olímpica

Moradores da Cidade Olímpica serão treinados para agir em situações de desastre

O treinamento na capital maranhense será baseado em uma situação de alagamento.

Imirante*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS - Em ação preventiva, os moradores do bairro da Cidade Olímpica serão capacitados, neste sábado (20), pela Defesa Civil Nacional a agir em situações de desastre, como inundações e deslizamento de encostas. A concentração pré-simulado será na Associação dos Moradores da Vila José Reginaldo Tavares.

De acordo com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, esse tipo de capacitação é importante para reafirmar a cultura da prevenção no país. “O simulado é a melhor ferramenta para preparar a população para a ocorrência de eventos extremos, de desastres naturais, seja uma forte chuva, seja um deslizamento, seja uma inundação”, esclarece.

O treinamento na capital maranhense será baseado em uma situação de alagamento. Os agentes da Defesa Civil irão simular o resgate de vítimas devido ao transbordamento de um córrego. O Grupamento Tático Aéreo fará a retirada de pessoas feridas com helicóptero e o Corpo de Bombeiros promoverá o resgate por terra. Os moradores também serão deslocados de suas casas para o abrigo local mais próximo.

Para Fernando Fernandes de Almeida, agente da Defesa Civil do Estado do Maranhão, o simulado vai mostrar aos moradores como agir caso ocorra um desastre na região. Ele lembra que essa é a primeira vez que a população recebe esse tipo de capacitação. “Saber como agir no momento do desastre e identificar as rotas de fuga são os principais objetivos do simulado. As pessoas precisam saber identificar os abrigos temporários e ficar alerta para os sinais de evacuação”, orienta.

Desde terça-feira (16), mais de 45 agentes de defesa civil de 22 municípios maranhenses são capacitados pela Defesa Civil Nacional para atuar no simulado. Além disso, os profissionais que participam do curso recebem instruções sobre o uso do Cartão de Pagamento de Defesa Civil, instrumento que repassa recursos para regiões em situação de emergência ou calamidade pública; noções de legislação; Sistema Nacional de Monitoramento; entre outros assuntos.

Com informações do Ministério da Integração.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.