Leitura

'Dia Nacional do Livro Infantil' é comemorado hoje, em São Luís

Profissional dá dicas e fala da importância do estímulo à leitura na infância.

Jacelena Dourado/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS – A leitura é um hábito que deve ser cultivado na vida das pessoas desde a infância, pois além de estimular o cérebro, consequentemente melhora a escrita e enriquece o vocabulário. Para o pedagogo e coordenador de literatura do Colégio Dom Bosco, Antônio Mendonça, “A importância da leitura desde cedo é que o aluno pode se envolver mais, inclusive como cidadão, ter uma visão de mundo mais larga. Historicamente temos até alguns exemplos, como a cearense Raquel de Queiroz, que foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e com 20 anos publicou um livro chamado ‘O quinze’ e que ninguém acreditava que uma moça desta idade teria publicado este livro. Então isso mostra a importância do hábito da leitura desde cedo”.

Esta data, 18 de abril, foi escolhida porque é o dia em que nasceu o precursor do gênero infantil no Brasil: Monteiro Lobato. O escritor conquistou vários prêmios por suas obras e deixou um relevante legado no campo literário. Valorizando os traços da cultura brasileira, o Sítio do Pica Pau Amarelo é uma das suas produções de maior sucesso.

Hoje em comemoração ao “Dia nacional da literatura infantil”, muitas instituições prepararam uma vasta programação. No Colégio Dom Bosco a programação para este dia conta não apenas com a presença de muitos livros e histórias infantis, mas com a leitura através de ferramentas como tablets, celulares, computadores e e-books. Durante todo o dia, os alunos estão participando da programação na escola. O pedagogo Antônio Mendonça afirma que, apesar do uso da tecnologia estar se tornando cada vez mais frequentes na vida das pessoas, inclusive para a leitura, os livros impressos não serão substituídos pela tecnologia. A criança deve ter contato com os dois tipos de leitura, o impresso e o virtual, pois assim ela vai ler de todas as formas. Ela deve ter contato com o livro impresso.

Programação do Sesc Deodoro

Em comemoração a este dia, o Sesc Deodoro preparou uma programação que inclui contação de estórias, exposição de livros e dinâmicas recreativas das 9h30 as 10h30 e das 15 as 16 horas. O grupo Chama Teatro encanta crianças de cinco escolas da capital ao longo do dia, abordando a importância da leitura. Na programação, os pequenos ainda conhecem as principais obras de Monteiro Lobato e participam de dinâmicas, enquanto as escolas são presenteadas com kits de livros. Realizada na Área de Vivência

O Sesc, instituição que desenvolve um tradicional trabalho na área educacional, realiza durante todo o ano contações de estórias para estudantes da rede pública e privada, no Espaço Infanto-juvenil da Biblioteca Rosa Castro, a partir do projeto Sesc Leitura Literária. No entanto, durante o mês de abril elas ganham ainda mais cor e vida com a utilização de fantasias e incorporação de personagens infantis. Desenvolvendo a atividade ao longo do ano, as escolas que desejarem participar do projeto podem entrar em contato com a equipe técnica pelo número (98) 32183831 e agendar uma visita.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.