Saúde

Hospital Carlos Macieira recebe mais 13 leitos de UTI

Com os novos leitos, o hospital passa a oferecer 39 vagas de UTI.

Imirante com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS – A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira recebeu mais 13 leitos.

A inauguração foi realizada na manhã deste sábado (13), pelo secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad. Com os novos leitos, o hospital passa a oferecer 39 vagas de UTI.

Foram, também, reativados 29 leitos de clínica de especialidades localizados no 5º andar do Hospital, e que foram desativados em agosto do ano passado devido ao incêndio que atingiu a unidade de saúde. Com isso, o HCM passa a contar com 82 vagas destinadas a clínica especializada. A unidade de saúde, que atende pacientes considerados de alta complexidade, dispõe ainda de 13 leitos de UCI (semi-intensivos) e 10 máquinas de hemodiálise.

Durante a inauguração, Ricardo Murad destacou que brevemente o Maranhão atingirá o número de leitos de UTI preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Hoje a rede estadual conta com 325 vagas. O secretário disse, ainda, que os novos leitos de UTI são resultado da reforma pela qual o hospital vem passando e que deverá ser finalizada no começo do ano que vem. “Nossas UTIs não deixam nada a desejar a nenhuma outra, quer seja do sistema público quer seja do sistema privado de saúde em todo o Brasil. Temos equipamentos modernos, de primeiro mundo à disposição para a tendermos não só os maranhenses, mas os brasileiros que estejam no Maranhão”, destacou ele.

Segundo o secretário, a UTI do HCM está equipada com respiradores mecânicos, monitores multiparamétricos, estação cardiopulmonar, entre outros modernos aparelhos, e dispõe ainda de equipes médicas e de enfermagem especializadas no atendimento às mais diversas doenças.

Ricardo Murad anunciou novos projetos para a área de saúde no Estado. “Vamos implantar quatro unidades do Hospital Geral, os chamados Geralzinhos, que serão destinados a atender pacientes que necessitam fazer procedimentos e cirurgias de baixo porte”, disse o secretário. Essas unidades serão instaladas em Matões do Norte e em São Luís - no Maiobão, Vila Luizão e Vila Palmeira.

Música

Um dos tratamentos aos quais são submetidos familiares e pacientes que estão na UTI é a musicoterapia, ou seja, a música como ferramenta para o alívio de dores.

Coordenado pela psicóloga Bernardete Milhomem, o projeto usa música clássica com os pacientes em dois momentos: na hora da higienização e medicação. “São sessões de 40 minutos nas quais buscamos tranquilizar o paciente e proporcionar conforto a ele”, disse a psicóloga. O serviço vem sendo oferecido no hospital desde 2011 com bons resultados.

Com os familiares as sessões ocorrem uma vez por semana e incluem, além de música, meditação.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.