Saúde

Atendimento de saúde é intensificado no Médio Mearim

Divulgação/Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS - Além da inauguração do Hospital de Lago do Junco, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) levou outros benefícios para a região do Médio Mearim, nesta quinta-feira (11), durante a passagem do Governo Itinerante na Região do Médio Mearim. Foram ofertadas, gratuitamente, consultas de oftalmologia (com cirurgias de catarata e glaucoma), clínica médica, dermatologia e pediatra, exames clínicos, aferição de pressão, exames de glicemia e atualização da carteira de vacinação para crianças, jovens e adultos, além do mutirão de cirurgias de hérnia realizado no Hospital de Lago dos Rodrigues. A primeira etapa das ações foi desenvolvida nos municípios de Bernardo do Mearim e Lima Campos.

Nesta segunda etapa, que termina nesta sexta-feira (12), as ações são desenvolvidas simultaneamente nos municípios de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues - onde também foram realizadas 13 cirurgias de hérnia no primeiro dia de atendimento. Médicos, anestesistas, instrumentistas e enfermeiros do Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral) realizaram as cirurgias. “Todos os pacientes foram triados antecipadamente e aguardavam pelos procedimentos”, informou o diretor do Hospital Geral, Luís Alfredo Guterrez.

O lavrador Francisco Ribeiro Xavier, de 61 anos, morador de Lago dos Rodrigues, foi submetido à cirurgia de hérnia umbilical. Ele deixou de trabalhar devido às fortes dores causadas pela doença. “Não tinha condição de fazer cirurgia em São Luís devido às despesas com passagens e a minha expectativa agora é voltar a trabalhar e ter uma vida normal”, comemorou.

Francisco Bezerra da Silva Neto, de 50 anos, também foi submetido ao procedimento de retirada de duas hérnias inguinais. Ele trabalha como lavrador e as fortes dores causadas pela hérnia às vezes o impedia de trabalhar. “Passava noites tomando remédio para aliviar a dor. Depois desta cirurgia tenho uma nova perspectiva de vida”, concluiu ele.

Newton Leite Pinto, 50 anos, morador de Lago do Junco, buscou atendimento oftalmológico. Lavrador, ele disse que não tinha condição de viajar para Teresina ou São Luís em busca de tratamento. Ele afirma ter dificuldade para distinguir as coisas. “Quando se perde a visão, perdemos também um pouco da vida. Quero aproveitar esta oportunidade para buscar um tratamento adequado”.

Antonio Domingos da Conceição Araújo, 42 anos, morador de Lago dos Rodrigues, também fez consulta clínica e exames de glicemia, colesterol e de próstata. “Busco sempre fazer estes exames de rotina para prevenir as doenças e agora é mais fácil porque não precisei sair para Lago da Pedra para fazer os exames. A chegada destes serviços na região era o sonho de todos os moradores de Lago do Junco”, finalizou.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.