SÃO LUÍS - Cerca de 250 idosos receberam atendimento no Mutirão da Catarata, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceira com o Ministério da Saúde e Centro de Olhos de São Luís, na manhã de sábado, 23, no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi). Uma equipe de oftalmologistas realizou, das 8h às 14h, avaliação médica para identificar a necessidade ou não da cirurgia de Catarata. Puderam participar do mutirão pessoas a partir de 50 anos que já tenham se submetido, ou não, à cirurgia para correção da doença.
O secretário de Saúde, Vinícius Nina, esteve presente no Caisi e acompanhou o Mutirão da Catarata. “O mutirão da catarata é extremamente importante, tendo em vista o aumento da população idosa e por ser a catarata uma doença própria da terceira idade. O idoso hoje vive mais e precisa viver melhor. Ele enxergando bem, consegue ter mobilidade e independência. Essa ação fará uma triagem daqueles que precisam de atendimento especializado e, assim, receber o encaminhamento para um centro especializado a fim de ter a sua saúde visual restabelecida e, com isso, melhorar a qualidade de vida”, destacou Vinícius Nina.
Na ocasião, foram realizados exames de Tonometria Ocular, Diagnóstico de Glaucoma e Diagnóstico de Catarara em 250 idosos. Desses, 126 apresentaram a necessidade da cirurgia e já estão com a data marcada para ser realizada. Aos demais foi receitado óculos e receberão acompanhamento médico.
“Estou adorando a ação, pois os profissionais nos tratam muito bem, são rápidos e eu pude realizar a avaliação completa na minha visão. Fui encaminhada para realizar a cirurgia que já está com data marcada”, destacou Maria dos Anjos dos Santos Vieira, 54 anos.
Doença
A Catarata é uma das principais causas de cegueira no Brasil. É o processo que acontece quando o cristalino (película que recobre o olho) começa a ficar opaca, prejudicando a visão. O problema pode acometer um ou os dois olhos, sendo um processo comum em pessoas idosas. Quando é feito o procedimento cirúrgico, a recuperação da visão é rápida e, quase sempre, completa.
“Essa ação, em parceria com o Instituto dos Olhos, está sendo realizada para detectar a catarata, pois existem pessoas que nem sabe que possuem a doença. Assim, com o exame nós podemos identificar e realizar o encaminhamento para a cirurgia”, informou Fabíola Veloso, diretora do Centro de Atenção.
Sobre o Caisi
Com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, preparador físico e terapeutas ocupacionais, o Caisi tem como prioridade proporcionar qualidade de vida ao idoso.
O Centro de Atenção atende pela manhã, das 8h às 12h e, à tarde, das 14h às 18h, sempre de segunda a sexta-feira. Atualmente, estão cadastrados 11.695 idosos. Diariamente, são atendidos cerca de 450 idosos em consultas individuais ou atividades em grupos que incluem: dança, yoga, grupo de memória, grupo de equilíbrio, alongamento, grupo de artes manuais, caminhadas e palestras educativas e preventivas.
Para frequentar o Centro, primeiramente é preciso ter, no mínimo, 60 anos, apresentar o Cartão SUS e um documento de identidade com foto. Em seguida, o idoso deve passar por uma triagem com equipes do serviço social e da enfermagem para ser encaminhado aos outros profissionais. A partir desse diagnóstico, já estará apto a fazer parte das oficinas.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.