SÃO LUÍS - Pacientes de cinco municípios foram operados, nesta segunda-feira (18), no primeiro dia do Mutirão de Hérnia, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Sociedade Brasileira de Hérnia (SBH) e participação de membros do grupo internacional Operation Hernia. As cirurgias continuam sendo realizadas, nesta terça-feira (19), no Hospital Macrorregional, do município de Coroatá, por um grupo de sete cirurgiões e dois anestesistas. Eles vieram ao Maranhão participar do Simpósio Internacional de Hérnia, que acontecerá nesta quinta (21) e sexta-feira (22), em São Luís.
Ao todo, 40 pacientes foram escolhidos para o Mutirão da Hérnia realizado em Coroatá. São moradores do município e de Vargem Grande, Alto Alegre do Maranhão, Peritoró e Timbiras que receberam o diagnóstico e estavam à espera de uma cirurgia. No primeiro dia, 15 adultos e cinco crianças foram submetidos ao procedimento cirúrgico no Hospital Macrorregional.
Jucilene Araújo dos Santos, moradora de Vargem Grande, é mãe de um garoto de cinco anos que há três tinha hérnia inguinal. "Ele sentia muita dor e eu nunca teria condições de pagar por essa cirurgia. Há três anos corria com esse menino, mas agora graças a Deus deu tudo certo", disse ela, depois que ele saiu do centro cirúrgico no Macrorregional de Coroatá.
Ricardo da Conceição Araújo, de 21 anos, do município de Alto Alegre do Maranhão, também foi operado por um dos oito cirurgiões que participam do mutirão em Coroatá (cinco deles são do Operation Hernia). "Minha cirurgia estava marcada para abril do ano que vem. Até lá, ia sofrer muito, mas surgiu essa oportunidade do mutirão e eu vim. Sei que isso ia se agravar com o tempo, mas agora vou ter mais qualidade de vida", declarou.
"Estou achando ótimo fazer essa cirurgia. Com fé em Deus vou ficar bom e aqui estou sendo muito bem tratado", ressaltou o paciente Elvis Sousa dos Santos, de 23 anos, de Alto Alegre do Maranhão, que estava acompanhado da mãe, Maria Gorette Alves: "Estou muito alegre e satisfeita por ele fazer essa cirurgia. Só tenho a agradecer".
Os médicos Andrew Kingsnorth, Tood Heniford, James Brewer, Shambhu Yadav, Lorenzo Dimpel, Heidi Miller e Jane Kingsnorth vieram da Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha para realizarem as cirurgias no Maranhão. “O Operation Hernia atua no mundo todo e eles operam sempre usando os materiais fornecidos pela organização, que não tem fins lucrativos. No caso do Maranhão, tudo será fornecido pela SES e eles vieram apenas operar”, explicou o médico e diretor do Hospital Tarquínio Lopes Filho, Luiz Alfredo Guterres, que também participa do mutirão em Coroatá. Além dele, do Maranhão os médicos Manoel Francisco e Ozimo Gama integram o grupo.
Hérnia é o diagnóstico mais comum entre as alterações degenerativas da coluna lombar. É também a principal causa de cirurgia de coluna na população adulta. “5% da população adulta tem pré-disposição a ter problemas de hérnia”, ressalta Luiz Alfredo Guterres. O mesmo mutirão será realizado em Barreirinhas, nos dias 25 e 26 deste mês.
Simpósio
Entre o mutirão de Coroatá e o de Barreirinhas, acontecerá, nesta quinta (21) e sexta-feira (22), em São Luís o Simpósio Internacional de Hérnias da Parede Abdominal, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA). O evento terá a presença dos integrantes do grupo Operation Hernia e convidados nacionais.
Sob a coordenação dos maranhenses Luiz Alfredo Guterres e Manoel Francisco, e de Flavio Malcher, do Rio de Janeiro, o simpósio terá a parte teórica, na quinta-feira, e a prática, na sexta-feira. Esta última será no Hospital Tarquínio Lopes Filho, com cirurgias de hérnia por meio da técnica de laparoscopia.
Integram a programação teórica mesas redondas, palestras e conferências ministradas pelos mais renomados pesquisadores da área. Para que todos tenham acesso, haverá tradução simultânea. As vagas são limitadas e podem ser feitas no endereço eletrônico www.sbhernia.com.br/simposio_internacional.asp.150 ou no Hospital Tarquínio Lopes Filho, localizado no bairro Madre Deus (Centro).
No primeiro dia as atividades começam às 8h com o credenciamento e logo depois, às 9h, será montada a mesa redonda “Biomateriais”, que discutirá, entre outros temas, as novidades em telas para cirurgia de hérnia inguinal. Serão discutidos ainda assuntos como herniorrafia inguinal, herniorrafia ventral e peritoniostomia. Às 17h será proferida pelo médico Domingos Costa a conferência de encerramento “Historia das Missões: Como começou e quais os resultados?”.
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.