Profissionalização

Setres estuda parceria para qualificação em Paço do Lumiar

Divulgação/Setres

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

SÃO LUÍS - Em visita realizada, esta semana, em Paço do Lumiar, o secretário de Estado de Trabalho e de Economia Solidária, José Antônio Heluy, anunciou o interesse em ampliar a parceria com o município para a oferta de cursos de qualificação profissional para a juventude local. O anúncio foi feito durante reunião com o prefeito Josemar Sobreiro e a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira.

Atualmente, Paço do Lumiar está com a instalação da Agência do Sine em andamento, paralisada pela mudança na administração municipal ao fim do ano e retomada no mês passado. Heluy informou que a criação da agência vai seguir o modelo da revitalização das agências do Sine, como vem acontecendo em Bacabal, Chapadinha e Itapecuru-Mirim.

“Com o espaço adequado e as devidas parcerias implementadas, é possível trazer mais uma sala de aula do Maranhão Profissional para cá”, declarou o secretário de Estado. “Já estamos com o apoio do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma) consolidado em outros municípios e estamos trabalhando para levar essa parceria onde for preciso”, ressaltou.

Economia Solidária e Agricultura Familiar

José Antônio Heluy conheceu, também, a Associação de Mulheres de Paço do Lumiar, onde é desenvolvido um trabalho junto às artesãs do município. De acordo com a presidente da entidade, Rosinélia Almeida, mais de mil mulheres foram capacitadas em cursos de corte e costura e artesanato desde 2004, quando a associação foi criada.

“Nosso trabalho acontece independentemente de recursos públicos, mas sonhamos com capacitações técnicas que nos levem a empreender e praticar o associativismo”, comentou Rosinélia. “Queremos levar nossa produção para espaços onde podemos vender e divulgar o artesanato luminense”, destacou.

O secretário explicou que a Setres trabalha com incentivo ao associativismo através do Departamento de Economia Solidária e colocou a estrutura da secretaria à disposição do grupo para diálogos que consolidem a parceria.

“O fortalecimento da Economia Solidária nos municípios ajuda a girar economia, a fazer circular renda no comércio local. É dessa maneira que, também, é estimulado o crescimento do emprego formal, já que o comerciante e o prestador de serviços vão ter como contratar funcionários para atender à demanda do município”, esclareceu José Antônio.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.