SÃO LUÍS - O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, prestigiou, nesta quarta-feira (13), a solenidade de posse dos integrantes do Conselho Estadual de Educação (CEE) para mandato 2013 – 2017. Na ocasião, ele destacou a importância do Conselho como instrumento fundamental para a melhoria da educação.
“O Conselho é um grande instrumento para melhoria da educação e por isso precisa ter obrigatoriamente a representação, em cada mandado, de segmentos da sociedade civil organizada, dos povos indígenas, quilombolas e do campo”, defendeu Fernandes.
O secretário destacou a presença da ativista do movimento do negro da comunidade São Francisco, no município de Lima Campos, Maria José Palhano Silva, que passa a integrar o órgão como conselheira representante do povo quilombola, indicada pela Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir).
“Espero colaborar para avançarmos mais nas políticas de educação quilombola e do campo, além de fortalecer a implementação da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras”, ressaltou a quilombola.
O presidente do CEE, José Ribamar Bastos Ramos, agradeceu a participação e apoio do secretário ao Conselho. “Além de ser um amigo do Conselho, o secretário Pedro Fernandes tem trabalhado ações importantes na pasta desde que a assumiu, dialogando com alunos, pais, professores e otimizando recursos para melhorar o sistema educacional do Maranhão”, ressaltou.
Beatriz Martins Andrade, reconduzida como conselheira do CEE, observou que todos os membros, tanto os novos quanto aqueles que foram reconduzidos estão imbuídos em um mesmo objetivo. “Todos nós estamos em busca de um mesmo ideal, que é a educação de qualidade para todos”, afirmou.
Foram nomeados pela governadora Roseana Sarney, para o mandato de 16 de fevereiro de 2013 a 15 de fevereiro de 2017, no Conselho Estadual de Educação, os seguintes integrantes: Beatriz Martins Andrade, Elizabeth Pereira Rodrigues, Iolanda Ferreira Portela, Joseth Coutinho Martins de Freitas, Maria José Palhano Silva, Odair José Neves Santos e Roberto Mauro Gurgel Rocha, como titulares. Como membros suplentes: Maria Elizabeth Gomes Braga, Régina Maria Silva Galeno; Silvana Leitão e Maria de Lurdes Costa Barroqueiro.
Criado em 1962, o CEE possui 15 titulares e sete suplentes, com a renovação de metade dos integrantes a cada mandato. O Conselho Estadual segue a mesma dinâmica do Conselho Nacional de Educação (CNE), com duas câmaras – educação básica e educação superior.
As informações são da Secom do governo do Estado.
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.