Estudantes, professores e colaboradores da Universidade Ceuma participaram na noite de 27 de fevereiro de um ato ecumênico em memória das 239 vítimas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, no rio Grande do Sul, que completou um mês na terça-feira, na Capela recém inaugurada do Campus Renascença. A comunidade acadêmica da instituição maranhense ficou sensibilizada, pois 116 pessoas que morreram era estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O ato ecumênico foi iniciado às 18h30 pelo professor da Universidade Ceuma, Ramiro Azevedo, com um discurso emocionante. “O tempo, que não é diferente de outras épocas, expõe o ser humano a suas muitas dores e preocupações. Entre elas, o fenômeno doloroso da morte, principalmente a morte trágica. A Universidade Ceuma se solidariza com a dor que não só Santa Maria, mas também todo o Brasil tem sentido. A tragédia ceifando muitas vidas jovens ainda nos comove. Administração, professores, servidores e estudantes da instituição enviam a vocês o sentimento de tristeza, apoio e conforto”, discursou.
Em seguida, o diácono André Luís fez orações em memória das vítimas da tragédia em Santa Maria. E pastor Alzugaray Feitosa deixou mensagens de conforto e disse que a dor pelas mortes tem que ser traduzida em medidas concretas para evitar novas tragédias semelhantes.
De acordo com a professora Mekaele Frota, o momento foi de reflexão. “Impossível não se colocar no lugar do outro neste momento de dor. E, mesmo distantes, todos nós nos comovemos com tão imensa perda. O gesto da Universidade Ceuma em prestar tal homenagem no ato de reinauguração de sua capela, sem dúvida, foi uma prova de amor ao próximo”, afirmou.
“Essas tragédias são universais, afetam a todos nós da mesma maneira. Não há como deixar de se solidarizar”, comenta a aluna de Publicidade e Propaganda, Jhennyfer Salvego.
Para o aluno do curso de Direito, Gustavo Rodrigues, a tragédia é um alerta para todos nós. "É difícil ver tanta gente jovem morrendo por causa de um incidente tão trágico. Gente da minha idade, que poderia estar planejando o futuro agora. Fica a lição de aproveitarmos os bons momentos".
A Universidade Ceuma confeccionou um livro de mensagens, onde toda a comunidade acadêmica poderá deixar registrada sua homenagem às vítimas. O livro será enviado para a Universidade Federal de Santa Maria.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.