Saúde

Cerca de 90% das crianças não utilizam serviços de saúde bucal

“A saúde bucal não é prioridade no Estado”, afirmou a presidente do CRO-MA, Antonildes Gomes.

Gustavo Sampaio/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

SÃO LUÍS – O cuidado com a saúde é essencial. Entre as prioridades, está o cuidado com a saúde bucal. Entretanto, este mesmo cuidado não foi encontrado em vários municípios do Maranhão, fiscalizado pelo Conselho Regional de Odontologia do Maranhão. De acordo com a presidente do CRO-MA, a cirurgiã-dentista Antonildes Gomes, em entrevista ao Imirante.com, a situação é alarmante. “A saúde bucal não é prioridade no Estado”, afirmou.

Segundo a Presidente, 95 municípios maranhenses foram fiscalizados na atual gestão, onde se procurou identificar de que forma os serviços públicos odontológicos municipais estão sendo oferecidos. Além disso, a fiscalização, também, serviu como forma de cobrar melhores condições de trabalho aos dentistas que, segundo Antonildes Gomes, há locais que não pagam por insalubridade. “Os dentistas deveriam receber 40% de insalubridade. Existem locais que dão a metade disso ou simplesmente não dão”, acrescentou.

Ainda segundo a cirurgiã-dentista, foi constatado que 93% das crianças e 78% dos adultos não utilizam serviços de higiene bucal. Segundo ela, menos de 10% dos municípios oferecem laboratórios de prótese dentária. Em São Luís, existem três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOS) e apenas um Laboratório Regional de Prótese Dentária, para atender a uma demanda de mais de 1 milhão de habitantes.

Para melhorar o atendimento odontológico no Estado, um ofício foi encaminhado, relatando o que foi encontrado na fiscalização, ao Ministério Público, às delegacias de cada região e às vigilâncias sanitárias.

Cuidados essenciais com a higiene bucal

Segundo dados do Conselho Regional de Odontologia, o Maranhão tem uma média de 14.000 portadores de fissura labial e palatina. A cirurgiã-dentista Antonildes Gomes deu algumas dicas sobre higiene bucal:

Escovação: escove, pelo menos, três vezes ao dia.

Gestantes: procurem orientação com um dentista para os cuidados com a higiene do bebê.

Dentista: Ir ao dentista e não deixar de fazer um acompanhamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.