Cultura

Washington Luiz visita instalações da Fundação Palmares

Divulgação/Vice-governadoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

SÃO LUÍS - O vice-governador Washington Luiz visitou, na manhã desta terça-feira (19), a sede da representação regional da Fundação Cultural Palmares (FCP) no Maranhão, localizada na Rua das Hortas, no Centro de São Luís. Vinculada ao Ministério da Cultura, a instituição tem por finalidade contribuir para a valorização da cultura afro-brasileira e criar políticas de ação afirmativa voltadas à população negra.

No Maranhão, a representação da FCP é coordenada pela militante do movimento negro, Ana Amélia Campos Mafra. “Nossa demanda no Estado consiste no atendimento a comunidades quilombolas e de terreiros”, explicou. “Nosso diálogo com Governo do Estado, por meio do vice-governador, irá fortalecer e dar maior visibilidade à Fundação”, arrematou Ana Amélia.

Depois de conhecer as instalações da FCP, Washington Luiz ressaltou a necessidade de ampliar o espaço físico da representação regional no Estado, que tem a maior população remanescente de quilombos do país. “Precisamos dar mais visibilidade à Fundação no Maranhão, que tem entre as suas atribuições a difusão, promoção e proteção da cultura de matriz africana, que é tão marcante em nosso Estado”, destacou.

O vice-governador, também, reforçou a necessidade de intensificar o trabalho conjunto da FCP com os demais órgãos que desenvolvem ações direcionadas às comunidades quilombolas, entre os quais o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Ministério do Desenvolvimento Agrário e as secretarias de Estado de Igualdade Racial, Trabalho, Direitos Humanos e Cidadania, Desenvolvimento Social e Cultura.

A Fundação

Criada em 1988, a Fundação Cultural Palmares é uma instituição pública vinculada ao Ministério da Cultura que tem a finalidade de promover e preservar a cultura afro-brasileira. Preocupada com a igualdade racial e com a valorização das manifestações de matriz africana, a Palmares formula e implanta políticas públicas que potencializam a participação da população negra brasileira nos processos de desenvolvimento do país.

Fruto do movimento negro brasileiro, a Fundação Cultural Palmares foi o primeiro órgão federal criado para promover a preservação, a proteção e a disseminação da cultura negra.

Para ler mais notícias do Imirante, clique aqui. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.