SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) voltou ao diálogo com a gestão municipal de Itapecuru-Mirim para a abertura da primeira agência de trabalho do Sine na região do Vale do Itapecuru. A agência já fazia parte do plano de trabalho da secretaria, mas com a mudança de gestão no município, as negociações foram paralisadas.
O diálogo foi retomado sexta-feira (18), durante reunião entre o secretário de Trabalho e da Economia Solidária, José Antônio Heluy, o prefeito de Itapecuru-Mirim, Magno Amorim, além de vereadores e líderes partidários do município.
A Agência do Sine de Itapecuru-Mirim deve ser implementada seguindo o novo modelo proposto para revitalização do serviço, incluindo uma sala de aula exclusiva para cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Maranhão Profissional, através do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma), ligado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
"Esta vai ser a primeira agência do Sine nesta região, que há muito tempo vem mostrando esta necessidade pelo crescimento vivido pelos municípios do Vale do Itapecuru", assinalou Antônio Heluy.
O prefeito de Itapecuru-Mirim adiantou que toda a estrutura necessária para a implementação da agência do Sine no município será disponibilizada pela prefeitura. "Temos um prédio que já está reservado para este serviço, com uma localização privilegiada na cidade e próxima ao centro comercial e ao centro administrativo da cidade", esclareceu Magno Amorim.
A agência de trabalho do Sine na região foi um dos pedidos encaminhados pela Conferência Regional de Trabalho e Emprego Decente de Itapecuru - realizada em agosto de 2011 - ao Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à Setres. O pedido baseou-se no crescimento dos índices de emprego formal promovidos pelas políticas públicas de emprego e renda, capitaneadas pelo Sine no Maranhão.
As informações são da Secom do governo do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.