SÃO LUÍS - Com o voto da maioria de seus membros, a Academia Maranhense de Medicina (AMM) decidiu dar continuidade ao trabalho desempenhando pela atual diretoria, que tem à frente o médico sanitarista e professor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), José Márcio Soares Leite, também subsecretário de Estado da Saúde. A chapa liderada por ele conduzirá a instituição até 2014.
José Márcio Leite, que também integra a atual diretoria da Federação Brasileira das Academias de Medicina e é representante deste órgão na Comissão Nacional de Residência Médica, avalia que sua reeleição é um reconhecimento à gestão compromissada da atual diretoria, que desenvolveu suas ações de forma democrática e apoiando as programações científicas da entidade.
"Nós realizamos uma série de eventos científicos importantes não só para esta entidade, mas para o estado, como o I Congresso Maranhense de Medicina, o XXI Congresso de Cirurgia Minas Brasil, dos quais participaram mais de 500 renomados cirurgiões de todo o Brasil; o XIV Conclave da Federação Brasileira de Academia de Medicina; a VI Assembleia Ordinária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde", comentou José Márcio Leite.
Para o próximo biênio, dois itens são considerados por José Marcio Leite como pontos de suma importância para a academia. O primeiro diz respeito à mudança da entidade para sua sede própria, que será situada à rua 13 de Maio, no Centro, onde contará com modernas instalações, e a realização do II Congresso Maranhense de Medicina em 2013, além da comemoração dos 25 anos de existência da AMM.
A diretoria eleita para comandar a academia por mais dois anos é formada pelo presidente José Marcio Soares Leite, pelo vice-presidente Haroldo Silva e Sousa, pelo secretário geral, Aymoré de Castro Alvim; o segundo secretário Aldir Costa Ferreira, além de outros membros.
Academia
A Academia Maranhense de Medicina foi fundada e instalada, no Teatro Artur Azevedo, em São Luís, no dia 25 de abril de 1988, tendo como fundadores o doutor Antonio Nilo da Costa Filho, precedido por Benedito Clementino de Siqueira Moura, Cesário Guilherme Coimbra, José Ribeiro Quadros, Expedito Aguiar Bacelar e Lourival Gomes Bogéa.
A esses foram acrescidos os nomes de outros colegas que assinaram a ata de fundação da academia, passando, então, por força estatutária, à condição de fundadores os médicos Paulo de Tarso Brandão, José Carlos de Azevedo Ribeiro, Benedito Duailibe Murad, João Abreu Reis, Antônio Rafael da Silva, Celso Antônio Caldas da Silva Sousa e Jackson Kepler Lago, entre vários outros pioneiros.
Desde então a entidade tem contribuído para o desenvolvimento e engrandecimento da medicina dentro do estado, por meio de incentivo à pesquisa, publicações de artigos, e realização de eventos de grande valor para a classe médica e a comunidade científica de modo geral.
As informações são da Secom do Estado.
Saiba Mais
- Dia Mundial da Hipertensão: condição atinge 30% dos adultos no Brasil
- Pesquisa mostra que faltam equipes completas 24 horas em maternidades
- Saúde amplia tratamento para casos graves de Alzheimer no SUS
- Brasil deve chegar a 635,7 mil médicos em 2025; mulheres são maioria
- Maranhão tem aumento de hospitalizações por Influenza A, alerta Fiocruz
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.