Educação

EGMA é destaque em evento de educação corporativa

Segep

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

A Escola de Governo do Maranhão (EGMA), que integra a Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), participou do I Encontro Nacional de Educação Coorporativa do Estado da Bahia, que ocorreu em Salvador, nos dias 13 e 14 de novembro. Durante a Programação, a EGMA destacou-se ao falar sobre a sua experiência, com ações anuais do Programa de Qualificação do Servidor Público do Estado do Maranhão.

O evento foi promovido pela Secretaria de Administração da Bahia (Saeb), com o objetivo de buscar a atualização, em virtude da qualidade no serviço público, e ampliar a discussão sobre a importância da capacitação no setor público. Prestigiaram o encontro: o secretário de Planejamento da Bahia, Sérgio Gabrielli; Edelvino Góes da Saeb; dentre outras autoridades do Estado e representantes das Escolas de Governo de todo o Brasil.

Na programação, as instituições convidadas pela organização do evento, dentre elas a EGMA, tiveram seus espaços reservados para levar ao conhecimento do público seus cases. A finalidade foi trocar experiências, relatar dificuldades, além de discutir alternativas para problemas, muitas vezes, comuns a esta área do serviço público, independentemente de Estado. Do Paraná, foi possível conhecer a experiência do projeto "Servir com Arte", concurso promovido para os servidores, com a finalidade de reconhecer as produções e contribuir com o patrimônio e acervo do funcionalismo paranaense.

Já o Rio Grande do Sul, trouxe aos participantes do Encontro a experiência da Rede Escola de Governo como um Sistema Integrado de Formação Continuada na Administração Pública. Apresentada por Sandra Bittencourt, da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), a proposta da Rede Escola de Governo é inédita no Brasil e objetiva promover a cooperação técnica entre Estado, instituições de ensino superior e Centros de Formação do Estado na busca de soluções para os desafios que a gestão pública enfrenta. O teor da proposta causou impacto diante da possibilidade que ela apresenta, recebendo grande apoio dos participantes do evento.

Ao lado das Escolas de Governo do Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia, destacou-se, também, a do Maranhão que apresentou case beneficiando todas as ações de aperfeiçoamento. O destaque foi dado ao projeto de Inclusão Digital, por meio da Unidade Móvel, que está em fase experimental ofertando, exclusivamente, cursos de informática para turmas de até 12 servidores, com carga horária que varia de 20 a 40 horas, capacitando 320 servidores em um ano.

Para o diretor Carlos Henrique Paixão, eventos como esse, representam um enorme incentivo: "Trabalhar com motivação faz muita diferença, nos leva a superar barreiras e buscar alternativas. Trocar ideias com outros gestores e servidores públicos que entendem a sua realidade porque passam situações similares, nos dá vigor e coragem para enfrentar qualquer desafio", afirma Paixão.

"O reconhecimento do projeto Inclusão Digital, desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da EGMA, apresentado no I Encontro Nacional de Educação Coorporativa do Estado da Bahia, reforça o nosso compromisso em buscar alternativas de inclusão e qualificação de mão de obra pública para beneficiar não apenas o servidor público no desempenho de suas funções mas também para oferecer serviços de qualidade à sociedade. Naquela ocasião, foram apresentados projetos elaborados por outros Estados, como Rio de Janeiro e Paraná, mas o nosso trabalho se destacou em relação aos demais. O projeto de Inclusão Digital, assim como outros, é a comprovação do nosso comprometimento com a sociedade e com os servidores do Estado", ressalta o secretário da Segep, Fábio Gondim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.